Entenda como usar energia solar para reduzir as contas

Tempo de leitura: 3 minutos

Entender como usar energia solar para reduzir contas é uma excelente forma não só de economizar dinheiro como também de contribuir para a sustentabilidade ambiental. Com a crise de geração de energia sentida no Brasil nos últimos anos, o governo tem facilitado o acesso a esse tipo de alternativa a fim de amenizar os efeitos da escassez nas hidrelétricas.

Se você quer saber como se beneficiar disso, continue a leitura. Separamos informações importantes sobre o assunto.

Dicas simples para reduzir a conta de luz em casa

Antes de chegarmos ao ponto principal, você pode tomar algumas medidas simples no dia a dia que já contribuirão bastante para isso. Algumas delas são:

  • envolva toda a família no processo; se só você que paga as contas se esforça para economizar, de pouco adiantará;

  • alterne o chuveiro para a função “verão”; esse aparelho é um dos vilões no consumo de energia da casa;

  • use lâmpadas LED, mesmo sendo mais caras; elas consomem ainda menos que as lâmpadas brancas (só 9 watts) e têm ótima durabilidade;

  • facilite a entrada de luz na casa com cortinas claras, além de cores suaves pelo ambiente;

  • não durma com a TV ligada e não deixe todos os eletrodomésticos plugados o tempo todo; isso é desnecessário e desperdiça energia.

Existem ainda outras formas simples para economizar, como deixar a geladeira longe do fogão já que ela consome mais energia próxima a fontes de calor. São muitas as formas inteligentes de você realizar o que sugerimos neste tópico.

Como usar energia solar para reduzir contas

Quando se pensa nisso, muitas pessoas ainda não sabem o que avaliar ou mesmo a quem procurar para tornar essa alternativa uma realidade em suas casas ou no prédio em que vivem.

A verdade é que, antes de tomar essa decisão, você precisa estar atento sobre os seguintes aspectos:

  • avaliar quantos watts de energia são consumidos mensalmente;

  • orçar a instalação das placas com empresas especializadas, para comparar preços;

  • ter em mente o tamanho da área ocupada pelas placas, quantas são e a melhor posição dentro do terreno em questão.

Nenhum desses itens é muito difícil de descobrir. Basta um pouco de organização e curiosidade e você chegará lá. A seguir, vamos explicar para você as principais vantagens de utilizar a energia solar, para fecharmos este post com chave de ouro. Confira.

As principais vantagens em usar energia solar

Usar energia solar para reduzir contas está muito além de qualquer modismo ou tendência passageira. Em países como a Alemanha, mesmo com uma incidência solar anual 40% menor que a do Brasil, o número de residências que utilizam painéis fotovoltaicos é muito maior que aqui.

Além disso, conforme adiantamos na introdução, diversos estados brasileiros vêm enfrentando dificuldades no fornecimento de energia e, assim, surgem oportunidades no uso da energia solar em nosso país. As principais vantagens são:

  • surgimento de linhas de financiamento que incentivam a compra de placas fotovoltaicas para residências e prédios;

  • redução no custo final de instalação dos geradores;

  • descontos nos impostos de energia.

Existem ainda outras vantagens, como o fato das placas não produzirem ruídos, contribuir para a melhora do meio ambiente, reduzir o gasto com contas de luz em até 90% e um custo de manutenção baixíssimo que, incluindo as demais despesas, cobrem a si mesmas em 6 anos (a garantia das placas é de duas décadas). Vale muito a pena!

Se você gostou de saber como usar energia solar para reduzir as contas, descubra também como reduzir os gastos com a casa de uma maneira geral.

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Sobre Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *