Para fazer bons investimentos no mercado imobiliário, não é preciso investir apenas na estratégia de aquisição de apartamentos para alugar, por exemplo. 

Hoje existem diferentes tipos de investimentos, dependendo do valor que você tem disponível para investir e do nível de risco que você está disposto a correr. 

Os investimentos mais comuns nesta área são a compra de apartamentos para alugar, fundos de investimento imobiliário, construção de imóveis para venda ou aluguel e hipotecas. 

Tem interesse em adentrar esse mercado? Conheça os principais tipos de fundos imobiliários, as dicas de investimentos e as vantagens de se consolidar na área agora.

O que são fundos imobiliários?

Um fundo imobiliário é uma espécie de condomínio para investidores que juntam seus recursos para investir juntos no mercado imobiliário.

A dinâmica mais tradicional é que o dinheiro seja usado para construir ou comprar um imóvel, que depois é alugado ou arrendado.

A renda dessas atividades é dividida entre os participantes na proporção em que cada um investiu.

As decisões sobre o destino dos recursos aplicados devem corresponder a objetivos e princípios predeterminados pela gerência dos profissionais da empresa de adjuvantes agrícolas, por exemplo, considerando os objetivos.

Os investimentos podem ou não dar certo e isso determina a valorização ou desvalorização das cotas do fundo.

A soma dos recursos aplicados constitui o patrimônio do fundo imobiliário.

Quais são os principais tipos de fundos imobiliários?

Os FIIs são ótimas alternativas para quem deseja investir em renda fixa. Nós vamos apresentar cada tipo de fundo imobiliário.

Preste atenção aos riscos, prazos, metas e estratégias que os tipos demandam para identificar aqueles que melhor atendem seus desejos e perfil de investidor.

Fundos de Renda

Os fundos de renda, considerados uma modalidade imobiliária de menor risco, são fundos cujos administradores compram ou constroem imóveis para locação.

O foco costuma ser médias e grandes empresas, como empresas de home care SP, shoppings, escolas, bancos, universidades e hospitais, entre muitas outras.

A receita líquida do aluguel, que pode ser fixa ou vinculada à renda do locatário, é dividida entre os investidores (cotistas).

Por conta do investimento, os contratos são em sua maioria longos, o que aumenta a segurança.

É importante investir em fundos com uma boa diversificação de inquilinos para manter um fluxo de renda e evitar o risco do imóvel ficar vazio, tendo queda no valor e rendimento.

Fundos de Compra e Venda

Os fundos de compra e venda têm um risco maior porque envolvem várias transações. 

O objetivo é comprar imóveis quando os preços estiverem mais baixos e mostrarem sinais de fortalecimento no futuro, para depois vendê-los a um preço mais alto.

Para isso, é necessário conhecer bem os fatores que afetam o mercado e os preços de aspectos como:

  • Localização do imóvel;
  • Riscos ambientais;
  • Meio ambiente;
  • Retornos financeiros. 

Devido a esse leque amplo, este tipo é mais indicado para perfis de investimento arrojados e dispostos a correr mais riscos. Uma boa estratégia de diversificação é combinar compra e venda com aluguel.

Fundos de Recebíveis Imobiliários

Este investimento, também conhecido como Fundos de Papel, é o único investimento da lista que possui mais propriedades rentáveis ​​do que imóveis.

É uma boa escolha para perfis conservadores ou moderados com alta capacidade de investimento, assim como serviços de auditoria de custos.

Sua representação primária se dá por meio de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). 

Isso dá ao investidor o direito de receber o valor investido – para financiamento de transações no mercado imobiliário – de acordo com os juros do prazo do título. 

Vale ressaltar que esse investimento é isento de Imposto de Renda (IR).

Fundos de Desenvolvimento

Seguindo a linha dos maiores riscos, os fundos de desenvolvimento também possuem maior potencial de retorno.

Consistem na compra de terrenos para construção de edifícios, como uma fábrica de adesivos espelhados para vidros, e posterior venda ou arrendamento. Eles são semelhantes às empresas de construção.

Os riscos podem vir na forma de embargos de obras ou da própria construção, condições orçamentárias inesperadas, problemas com licenças ambientais ou atrasos nas entregas.

Por essas razões, os gestores devem ser rigorosos quanto a prazos, custos e todas as fases do projeto.

Fundos de Tijolos

Os Fundos de Tijolos representam propriedades físicas acabadas, ou seja, realmente construídas – inclusive, o nome “tijolo” se refere a isso.

O objetivo deste investimento é a aquisição de um imóvel para arrendamento, tendo em conta a eventual valorização ao longo do tempo por meio da revisão contábil do imóvel.

O desenvolvimento pode ser igual ao dos fundos de renda. Uma das principais vantagens é a capacidade de diversificar em vários setores.

Portanto, é muito voltado para investidores que buscam renda passiva constante e potencial adicional.

4 dicas para investir em fundos imobiliários

Como você pode ver, há muitas possibilidades neste mercado. Mas não hesite: nós vamos te auxiliar nessa estratégia.

Temos 4 dicas para você se familiarizar com fundos imobiliários e, acima de tudo, saiba como escolher os melhores caminhos para investir, como por exemplo empresas de spray drying ou outros setores na área industrial. .

Saiba em qual imóvel investir

Quando falamos em imóveis, é bom lembrar que existem diversos tipos deles. Os valores podem ser solicitados tanto para imóveis planejados quanto para imóveis usados, por exemplo, além de terrenos e shopping centers.

Então, como você escolhe onde investir? Como a maioria das perguntas são sobre investimentos, a resposta varia de acordo com o perfil do investidor.

Investir em terrenos é uma das aplicações mais interessantes da atualidade. Especialmente os terrenos ao redor das grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro podem ser muito lucrativos para o investidor a longo prazo.

Da mesma forma, imóveis usados ​​ou fora da planta podem render retornos impressionantes.

No entanto, no caso de plantas usadas, é preciso fazer uma longa pesquisa – além de coletar informações relevantes – para escolher o melhor local.

Pense a longo prazo

A melhor forma de investimento depende muito do que o investidor espera dele. Isso porque as aplicações são baseadas no triângulo de liquidez, renda e risco. Portanto, você deve escolher um recurso que seja uma vantagem sobre os outros.

Por exemplo, as ações mais arriscadas geralmente oferecem melhor potencial de rendimento. E nessa discussão tem quem tem mais ou menos liquidez.

Fundos de investimento imobiliário, por outro lado, são ações que devem fornecer altos retornos a longo prazo. 

Portanto, você deve ter isso em mente antes de iniciar ou considerar investir nesses fundos, principalmente se espera retorno ou uso do dinheiro em um período menor.

Antes de investir, entenda o processo de gestão do fundo

Os investimentos são administrados por um gestor, assim como o próprio imóvel. A função desse profissional é decidir como direcionar o valor investido pelos investidores e construir relacionamentos com as corretoras.

Este é um trabalho estratégico. Portanto, cabe a você, investidor, entender as atividades do gestor do fundo, se familiarizar com as regras do fundo e buscar alternativas confiáveis ​​e que tenham como foco o mesmo resultado que você: a rentabilidade. 

Procure carteiras diversificadas

A lógica de um fundo imobiliário é semelhante à do mercado de ações: a diversificação pode ajudar a proteger seu investimento contra fortes flutuações.

Portanto, é recomendável procurar fundos multi patrimoniais (mais de um perfil de imóvel) e com multi locatários (caso o imóvel esteja alugado por mais de um inquilino).

Portanto, se o inquilino descumprir ou rescindir o contrato de locação, a vacância não se altera tão repentinamente e a renda é garantida mesmo em caso de infortúnio. 

O mesmo acontece quando você tem mais de um fundo ativo e um setor de mercado sofre uma crise – por exemplo, hotelaria ou conserto de nobreak. Outras carteiras estáveis ​​ajudam a garantir sua renda.

Por que investir em fundos imobiliários?

As vantagens dos fundos de imóveis passam por benefícios pessoais e coletivos. Confira as razões mais atrativas para você apostar nesta estratégia!

Renda mensal

A maioria das ações negociadas publicamente paga dividendos em intervalos mais longos, como trimestralmente, semestralmente ou mesmo anualmente.

A maioria das empresas imobiliárias pagam esses dividendos a cada mês.

A vantagem dessa sazonalidade é que é mais fácil de conciliar com o orçamento familiar e é fundamental para quem tem interesse em montar uma carteira de investimentos previdenciários. 

Se esta renda mensal faria a diferença para você, os imóveis são uma boa opção.

Alta liquidez

Outra das maiores razões para investir em imóveis é a capacidade de transformar rapidamente o investimento em dinheiro. Isso é chamado de liquidez de investimento.

As cotas de imóveis são vendidas com muita rapidez e comodidade por meio do ambiente de negociação B3, da bolsa de valores brasileira.

Como o volume diário de negociação dos serviços de enfermagem domiciliar é muito alto, pode ser alcançado sem dificuldade.

Maior tranquilidade

Outra atração muito interessante é a terceirização da gestão de ativos.

Ou seja, o investidor não tem a tarefa de administrar o imóvel, pois esta tarefa é realizada por uma administração profissional, reduzindo riscos e trabalho.

Assim, o mercado imobiliário se mostra um dos segmentos mais atrativos para investidores de perfis mais conservadores até os mais arrojados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias: Investimentos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.