Em tempo de crise no país e com o salário que, muitas vezes, não dá conta de todas as despesas, é importante economizar e diminuir os gastos com a casa para equilibrar o orçamento.

Às vezes, o “funil” do dinheiro está em pequenos detalhes que, no dia a dia, podem passar despercebidos, mas que no final do mês são responsáveis por uma fatia importante da sua remuneração. Imagine então o que estes gastos representam em um ano, por exemplo. Muito, não?

Por conta disso, mudanças de hábitos são fundamentais para que você evite sustos todos os meses e consiga guardar dinheiro para projetar novas aquisições para a casa, e não apenas cobrir o que já foi gasto.

É difícil? Nem tanto. Confira a seguir algumas dicas de como economizar em casa e aliviar o bolso no fim do mês!

Cuidado com a energia elétrica

Gastos relacionados à energia elétrica são um dos vilões das contas. Para minimizar o impacto, procure aproveitar ao máximo a luz natural ao longo do dia e, à noite, tente deixar ligadas apenas as luzes dos cômodos em que você ou sua família estiverem utilizando, desligando nos lugares que não estiverem sendo usados naquele momento.

Aparelhos ligados também representam alto custo em relação ao consumo e, neste quesito, atenção ao chuveiro e aparelhos de ar-condicionado.

No primeiro caso, tente encurtar o banho e aproveite o calor do verão para reduzir a temperatura da água, que também influencia no gasto com o chuveiro.

Em relação ao ar-condicionado, hoje em dia os aparelhos são pensados para que evitem o consumo excessivo de energia, mas ainda assim precisam de alto potencial elétrico para o funcionamento.

Neste caso, dê preferência às janelas abertas e à brisa dentro de casa. Se não for possível, muitas vezes um ventilador já resolve. Deixe o ar-condicionado como última opção.

Preste atenção ao telefone

Telefonia é outro motivo de dor de cabeça na hora de pagar as contas. Para reduzir os gastos, se o aparelho for fixo, procure não ligar para telefones celulares, pois geralmente tem uma tarifa maior. Deixe estas ligações apenas para recados rápidos.

Para as contas de celular é importante pesquisar, pois as operadoras oferecem diversos planos que se adéquam ao seu uso e potencial financeiro. A oferta é grande, portanto, escolha com cautela e, se possível, a que tiver menor valor.

Não compre por impulso

Sabe aquela camiseta bacana que você ficou de olho no shopping? É mesmo o momento de comprá-la? Comece a ponderar a necessidade do que você está acostumado a comprar.

Pode parecer um custo pequeno na hora da compra, mas se somado às demais despesas, pode representar prejuízo.

O mesmo ocorre com o supermercado. Geralmente a gente tem na memória o que falta em casa, mas acaba levando outras coisas que sequer passaram pela cabeça antes de pegar o carrinho.

A proposta do supermercado é esta mesmo, oferecer seus produtos, mas em tempos de economia sisuda, a boa e velha lista de compras é uma grande cartada para evitar os distratores. Faça uso dela.

Viu só como com pequenas mudanças de hábitos é possível reduzir os gastos com a casa sem sofrimento? Então comece a colocar em prática e faça sua poupança para novos investimentos!

Gostou das dicas? Deixe um comentário no post e diga o que você faz para economizar!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.