Hoje em dia, com a criminalidade ganhando cada vez mais espaço a preocupação com a segurança residencial passou a ser fundamental.
Se você mora em uma casa, que acaba sendo mais vulnerável do que um apartamento, essa preocupação se torna prioridade. Afinal, nada é mais importante do que proteger o seu patrimônio e, principalmente, a sua família.
Por conta disso, nos últimos anos cresceu a procura por dispositivos que atuem de maneira preventiva e impeçam a entrada de pessoas mal-intencionadas nas residências.
Se você tem dúvida sobre o que pode instalar em sua casa para aumentar a segurança, confira as dicas a seguir.
Cerca elétrica
A cerca em torno da casa é a forma mais tradicional de melhorar a segurança residencial. No entanto, a tecnologia está ajudando a dar ainda mais resguardo a sua casa.
As cercas elétricas são ligadas à rede de energia e dão choques se forem tocadas. Apesar de não ser letal, é suficiente para repelir quem tentar pular. Essa medida impede a ação de assaltantes, pois não há alternativas de escape a menos que o dispositivo seja desligado.
Há ainda cercas elétricas que possuem sensores com um alarme caso os fios sejam rompidos ou aterrados.
Câmeras de segurança
Os dispositivos são bons para prevenir a entrada de estranhos, pois monitoram o local de diferentes pontos e armazenam as imagens. Com isso, fazem o registro fiel dos acontecimentos em torno e dentro das residências.
Hoje em dia, alguns sistemas de segurança residencial permitem, inclusive, que o monitoramento seja transmitido em tempo real ao celular do proprietário por meio de um aplicativo. Desse modo ele pode ver tudo que se passa em sua casa de onde estiver.
Alarmes
Os dispositivos sonoros são velhos conhecidos da segurança residencial, pois são eficientes para espantar os assaltantes ao menor movimento. Isso ocorre pois o disparo se dá por meio de sensores estrategicamente posicionados na residência, principalmente nas portas. O barulho alto alerta a vizinhança de que algo está errado e atordoa quem pretende arrombar a casa.
Atualmente, há sistemas de alarme que são capazes de avisar ao proprietário do imóvel que houve o disparo por meio de uma ligação telefônica (se o sistema for conectado a uma central). Ou também pelo envio automático de uma mensagem para informar que o dispositivo foi acionado.
Interfone com câmera
Dentre as tecnologias mais utilizadas, principalmente em prédios ou residências que não têm contato visual com a rua, são os dispositivos eletrônicos com câmeras que possibilitam que quem está dentro da casa visualize quem está do lado de fora antes de abrir a porta.
Empresa de segurança
Muitos moradores optam, ainda, pela contratação de empresas de vigilância residencial. Estas, por sua vez, realizam o monitoramento da residência de forma virtual, por meio de câmeras instaladas principalmente na parte externa da residência, e de maneira presencial, com seguranças que fazem ronda pela rua em determinados horários.
Com um pouco de pesquisa, certamente você encontrará o meio mais adequado para fazer a segurança residencial do seu imóvel e, assim, garantir o cuidado de todos.
Este artigo foi útil pra você? Deixe um comentário para contar suas experiências e/ou tirar suas dúvidas e não se esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook.
0 comentário