Você é servidor público e está pensando em financiar um imóvel? Sabia que os bancos costumam disponibilizar condições especiais para quem atua no setor? Sim, você pode aproveitar as facilidades oferecidas para concretizar o sonho de adquirir seu imóvel próprio.

Neste artigo, você vai conhecer os motivos que levam os bancos a favorecerem o financiamento para servidor público e saber quais as principais vantagens oferecidas. Confira!

Os bancos e o financiamento para servidor público

Não é à toa que os bancos oferecem atrativos para os servidores públicos, tanto no financiamento imobiliário como em outras linhas de crédito. A palavra-chave que encanta os gerentes e demais agentes financeiros é “estabilidade”.

As taxas de juros das modalidades de crédito, em via de regra, variam conforme o grau de risco de cada operação. Quanto maior o risco para a instituição financeira, mais altos são os juros, como instrumento para minimizar possíveis perdas.

No caso dos servidores públicos, as garantias são maiores, o que estimula os bancos a oferecerem melhores condições para atrair clientes do setor. Com a estabilidade, assegurada em lei, o risco de inadimplência é muito menor.

Outro fator que é visto com bons olhos pelos bancos é a facilidade de comprovação da renda.

Vantagens oferecidas

A principal vantagem oferecida pelos bancos no financiamento para servidor público, como já falamos anteriormente, é a redução na taxa de juros. Vale lembrar que, em uma operação financeira de longo prazo, como é o financiamento imobiliário, cada ponto percentual a menos pode fazer uma diferença expressiva no final das contas.

Na modalidade, o comprador é responsável por pagar parte do valor com recursos próprios. Ou seja, não é possível financiar 100% do valor do imóvel (com exceção das famílias de baixa renda, que contam com subsídios do Governo Federal), o que pode ser um problema para quem não conta com uma boa reserva financeira.

Já em relação aos servidores públicos, alguns bancos permitem o financiamento de um percentual mais alto, o que representa uma vantagem significativa. Na Caixa, por exemplo, o financiamento chega a 90%, no caso de imóveis novos.

Os bancos oficiais — caso da Caixa e do Banco do Brasil —, por terem parceria firmada com o Governo Federal, oferecem ainda mais benefícios para os servidores federais. No BB, é possível contar com uma carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela, pagando neste período apenas os juros, seguros e tarifa de administração.

Os servidores públicos estaduais e municipais também podem encontrar condições especiais nos bancos oficiais e em outras instituições financeiras, de acordo com os convênios firmados por cada órgão.

Folha de pagamento

Os bancos oferecem as condições melhores, especialmente no que diz respeito às taxas de juros, para os servidores públicos que recebem seu salário na própria instituição financeira.

Isso porque um dos fatores que pesam na análise de cada proposta é o nível de relacionamento do cliente. Todavia, é possível também contratar o financiamento imobiliário sem ser correntista do banco escolhido.

Você pode encontrar grandes vantagens no financiamento para servidor público e, assim, reunir melhores condições para adquirir seu imóvel. Antes de fazer seu planejamento, verifique as ofertas que cada banco tem para oferecer.

Para realizar um bom negócio, tão importante como estudar as opções de crédito disponíveis no mercado é avaliar o imóvel que você deseja. Não deixe de conferir nosso material gratuito com tudo o que você precisa avaliar para fazer a compra certa.

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.