Juntar o dinheiro necessário para realizar o sonho de comprar a casa própria é uma tarefa árdua para a maioria dos brasileiros, pois o mercado imobiliário se valorizou muito nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos.

No entanto, adquirir uma propriedade é algo tão positivo que as pessoas buscam diferentes formas de conseguir isso. E você, está na dúvida e quer saber se o financiamento de imóvel é a melhor opção para o seu perfil? Então confira as vantagens e desvantagens dessa modalidade no conteúdo a seguir:

Vantagens

Você se livra do aluguel

Provavelmente a principal vantagem do financiamento de imóvel é que você se livra imediatamente do aluguel. Assim que o banco ou a instituição financeira liberar o seu crédito, você já terá o saldo para fazer uma proposta, assinar o contrato e utilizar a propriedade, caso ela já esteja pronta.

Por incrível que pareça, não é raro que o valor das parcelas que você precisa quitar mensalmente seja bem parecido com a quantia paga pela locação, especialmente em regiões centrais das grandes cidades.

Você não fica preso ao financiamento

Ao contrário do que muita gente pensa, o cliente não fica aprisionado junto à instituição quando solicita um financiamento de imóvel. É possível juntar dinheiro e amortizar o débito restante a qualquer momento, usando recursos próprios ou até mesmo por meio do saldo do seu FGTS.

Além disso, você pode vender a propriedade e adquirir outra. Basta achar um comprador e fazer um acordo, transferindo o saldo devedor para o novo proprietário e recebendo uma quantia proporcional à importância que já está quitada. É preciso apenas uma aprovação do banco para essa transação, mas a instituição não costuma dificultar o processo.

Você cria patrimônio

Quando financia um imóvel e se torna um proprietário, você está criando patrimônio. Em tempos de crise, o mercado imobiliário é uma das melhores opções de investimento, pois casas e apartamentos dificilmente sofrem desvalorização. Ao reformar ou melhorar os cômodos, os lucros podem ser ainda maiores.

Se o seu perfil for mais ousado, você pode optar por regiões em crescimento, que estão recebendo investimentos como condomínios residenciais, estações de metrô e trem ou a construção de shopping centers. Já para os mais conservadores, bairro tradicionais com o zoneamento já definido são a melhor escolha.

Desvantagens

Você precisa ter controle financeiro

Mesmo que exista a possibilidade de transferir o seu financiamento de imóvel, certamente essa não é a sua escolha quando você solicita esse tipo de empréstimo. Ele requer um bom controle financeiro, pois costuma durar muitos anos — ou até mesmo décadas.

Os juros por atraso são bem elevados, e ainda que você consiga negociar o seu saldo devedor, perder um percentual do que foi investido será inevitável. Portanto, planejamento é fundamental.

Você acaba pagando mais

Ainda que o financiamento de imóveis possibilite a realização imediata do sonho de ser um proprietário, não dá para desconsiderar que o custo final é bastante superior ao valor que a casa ou o apartamento custaria à vista.

Os melhores bancos e instituições financeiras contam com simulações que permitem saber qual é o preço de cada parcela e o total que será quitado ao final do processo. Simule antes de assinar o contrato!

E agora, concluiu se o financiamento de imóvel é a melhor opção para você? Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.