Tudo o que você precisa saber sobre consórcio de imóveis
TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS
Você que está escolhendo o jeito mais adequado de comprar o próximo bem, já considerou o consórcio de imóveis entre suas alternativas? Essa modalidade de compra está em alta: no primeiro semestre de 2017, as vendas de cotas subiram 8,7 %, de acordo com dados da Associação Brasileira de Consórcios (ABAC). Atualmente, mais de 800 mil pessoas fazem parte de grupos formados com o objetivo de adquirir propriedades residenciais ou comerciais.
Para saber a quem interessa esse tipo de compra e como ela funciona, prossiga lendo!
O que é consórcio de imóveis
O consórcio de imóveis é uma espécie de compra programada, realizada por pessoas que têm em comum a finalidade de adquirir um imóvel.
Para alcançar essa meta, são formados grupos que contribuem mensalmente com uma parte do valor do bem (equivalente a uma cota).
Tanto a formação dos grupos como o acompanhamento do seu andamento são realizados pelas administradoras de consórcios. A entidade que autoriza e fiscaliza o funcionamento dos consórcios é o Banco Central do Brasil (BCB).
A quem é indicado consórcio de imóvel
Comprar imóvel por consórcio é recomendável a quem pode esperar para entrar na posse do bem. Quer dizer, quem não está com pressa de usar o imóvel e pessoas que desejam investir na formação de patrimônio, por exemplo.
Como é pago o bem
Ao comprar um imóvel por meio de consórcio, o preço do bem a ser adquirido é dividido em parcelas, sobre as quais não incidem juros.
Essa inexistência de juros acontece porque cada consorciado contribui para efetivar a compra de um imóvel à vista.
Como são definidas as parcelas
A parcela de um consórcio de imóvel é composta pelo valor do fundo comum e da taxa de administração. Quando previsto em contrato, fundo de reserva e seguro passam a integrar as prestações.
Como se recebe o imóvel
Quem participa de um grupo de consórcio pode receber seu bem por sorteio ou ofertando lance:
-
sorteio: um ou mais membros do grupo têm a cota sorteada em assembleia (geralmente mensal);
-
lance: os consorciados se propõem a antecipar parcelas, saindo vencedor aquele que ofertar a maior quantia.
Em ambos os tipos de contemplação, o consorciado obtém uma carta de crédito no valor do imóvel que pretende comprar (valor equivalente ao preço do plano de consórcio contratado).
Tempo máximo para receber o imóvel
Mês a mês o grupo de um consórcio se reúne em assembleia na qual as cartas de crédito são liberadas. Desse modo os consorciados recebem seus bens até, no máximo, a finalização do grupo.
Importante destacar que o prazo máximo dos consórcios de imóveis é 200 meses.
Pelo alto valor que representa, a compra de uma casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial depende de planejamento para resultar em sucesso. E é justamente quem não abre mão de se programar que acaba escolhendo o consórcio de imóveis ao adquirir patrimônio.
Assim, além do cuidado de planejar cuidadosamente a aquisição do seu próximo bem, certifique-se de confiar tal compra a uma assessoria imobiliária comprometida com sua satisfação. Afinal, somar boas escolhas multiplica suas chances de realizar a compra perfeita!
Fique sempre atualizado e receba os melhores conteúdos sobre imóveis em sua caixa de e-mails, assine agora nossa newsletter!
0 comentário