Manter a ordem do condomínio e fiscalizar as ações e gastos apresentados pelo síndico é um dever de todos os moradores. A tarefa não é difícil, basta saber como agir e desempenhar seu papel nas decisões coletivas. Quer saber como fiscalizar o síndico e ter a certeza de que ele está agindo conforme a lei e a ética? Confira nosso guia!

Conheça as obrigações do síndico

O síndico é o representante legal do condomínio e deve administrá-lo sempre prestando contas aos demais moradores. Para que você possa cobrá-lo, entretanto, é essencial conhecer o que é de competência dele.

Acompanhe alguns deveres do síndico de acordo com o Código Civil e certifique-se de que ele desempenha as funções corretamente:

  • cobrar as taxas condominiais;
  • controlar mudanças na fachada da construção;
  • administrar o uso das áreas comuns do condomínio;
  • representar legalmente o condomínio, quando necessário;
  • providenciar a prestação de contas dos gastos do condomínio;
  • aplicar advertências, multas e punições em casos de condôminos que não seguem a convenção coletiva condominial;
  • cuidar da segurança e da conservação das áreas comuns;
  • selecionar prestadores dos serviços necessários que garantem a segurança dos moradores, levando em conta sua regularidade, reputação e competência;
  • cobrar os inadimplentes e garantir que a privacidade deles seja preservada.

Compareça às assembleias

Se o prédio ou condomínio onde você mora tem pouca participação dos moradores, saiba que ele está mais vulnerável ao uso indevido do dinheiro dos moradores e a má administração.

Para estimular a melhoria constante e o bom uso dos recursos, ser participativo é essencial. Comparecer às reuniões de condomínio e estar sempre por dentro dos gastos e necessidades do prédio, além de estimular o síndico a trabalhar com competência e transparência, evita que algum detalhe não seja repassado aos moradores.

Quando os moradores do condomínio se envolvem nos acontecimentos e na fiscalização do trabalho do síndico, as ações passam a ser colaborativas e todos se sentem igualmente responsáveis pela manutenção das regras, da segurança e da preservação da área comum.

Lembre-se de que as decisões votadas em assembleias são soberanas, ou seja, se você evitar participar das reuniões e uma taxa adicional no condomínio for aprovada, não há muito o que você possa fazer para reclamar depois.

Acompanhe os gastos do condomínio

Não convém você aceitar sem questionar todas as taxas, reformas e melhorias no condomínio. Embora o síndico tenha o cargo e a responsabilidade de lidar com essas pautas, você, como morador, deve conferir se está tudo de acordo com o que foi repassado.

Em uma reforma ou prestação de serviços, certifique-se de que o síndico fez um orçamento e optou pelo melhor preço. Muitas vezes, por falta de tempo ou por conveniência, os síndicos aceitam a primeira proposta e repassa valores abusivos aos condôminos.

Se você puder, ofereça-se para fazer essa comparação de preços e apresentá-las aos outros moradores.

Outra medida é pedir acesso à pasta de prestação de contas. Nela devem constar todas as notas fiscais, orçamentos e documentos do que foi pago e recebido. Essa ferramenta é imprescindível para que tudo seja feito com transparência e sem desvios de verba.

Aproveite para estimular outros moradores para que reivindiquem o acesso à pasta, que é direito de todo condômino.

Ser ativo e participativo na administração do seu condomínio é indispensável para que todas as ações aconteçam dentro das leis e sem abusos. Compareça às reuniões, questione os gastos, sugira melhorias e adote práticas econômicas para o bem-estar de todos.

Agora que você sabe como fiscalizar o síndico e manter tudo funcionando corretamente no seu condomínio, siga-nos no Facebook! Lá você ficará por dentro de tudo sobre esse e outros assuntos do ramo imobiliário!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.