É melhor contar com os serviços de uma imobiliária ou agir por conta própria? Esta é uma dúvida muito comum entre os proprietários de imóveis para locação e as pessoas que buscam um local para morar de aluguel.

Em muitos casos, a expectativa de economizar algum dinheiro com a negociação direta leva muitos locadores e locatários a dispensarem a intermediação de uma imobiliária de confiança. Mas será que essa é realmente a escolha mais indicada? Confira a seguir as principais vantagens de alugar um imóvel direto com a imobiliária.

1. Menor risco de inadimplência

A negociação na hora de alugar um imóvel, na grande maioria das vezes, envolve duas pessoas completamente desconhecidas umas das outras. Por consequência, se não forem adotadas todas as precauções, o risco de inadimplência será muito elevado.

Uma imobiliária séria se responsabilizará pelo trabalho de efetuar a análise cadastral do futuro inquilino, inclusive junto aos serviços de proteção de crédito. Também é papel da imobiliária verificar o histórico do inquilino em outros imóveis, prevenindo eventuais problemas.

2. Documentação bem elaborada

Para que um contrato de locação de imóveis seja seguro para todas as partes, é preciso que os seus termos sejam claros e completos, o que exige um certo grau de experiência, dada a sua complexidade.

Com profissionais capacitados e familiarizados com os trâmites para alugar um imóvel, a imobiliária conta com os recursos necessários para confeccionar um contrato que contemple todos os pontos que devem ser definidos para garantir a segurança do negócio.

3. Manutenção das condições do imóvel

A realização de vistorias no momento da locação e da entrega do imóvel é uma garantia, tanto para os locadores como para os inquilinos.

O imóvel deve ser entregue nas mesmas condições da vistoria inicial. Com isso, os proprietários podem ficar seguros quanto à conservação de seus bens.

Já os inquilinos, que devem acompanhar as vistorias e têm o direito de revisar seus termos, não correm o risco de serem cobrados por eventuais problemas que já existiam antes da assinatura do contrato.

4. Preço justo ao alugar um imóvel

Para quem está colocando um imóvel para alugar, pode existir uma dificuldade maior em definir o valor do aluguel. Por outro lado, o inquilino precisa ter a certeza de que está pagando um preço justo.

Ao alugar um imóvel direto com a imobiliária, você conta com a intermediação de corretores experientes, capazes de definir o valor do aluguel de acordo com o preço de mercado e garantir que nenhuma das partes seja prejudicada.

5. Maior visibilidade

Encontrar um imóvel alugado por intermédio de uma imobiliária é muito mais fácil. Além de contar com variadas ferramentas de divulgação, um corretor pode apresentar o imóvel como uma escolha para um cliente que, inicialmente, sequer teria interesse em alugá-lo.

Embora os trâmites para alugar um imóvel com uma imobiliária possam parecer muito burocráticos, vale lembrar que a cobrança de todos os itens relacionados ao imóvel, como o IPTU e a taxa de condomínio, são de responsabilidade da imobiliária.

Assim, o proprietário conta com uma maior comodidade e fica mais fácil para o inquilino se organizar e manter as contas em dia.

Se você está pensando em alugar um imóvel, não deixe de considerar a possibilidade de fazê-lo por meio de uma imobiliária.

O artigo foi útil? Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossos conteúdos.

Categorias: Locação

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.