Nosso parceiro Live Capital,A LiveCapital é uma empresa de tecnologia que oferece produtos para fomentar a inteligência financeira de seus usuários, escreveu este blog post especial para que você fique por dentro dos tipos de investimento para comprar seu primeiro imóvel. Confira!

Quem ainda é iniciante no mercado financeiro pode ter uma certa dificuldade com os tipos de investimentos e seus riscos. Afinal, como defini-los corretamente? Quais são as diferenças entre cada um deles? Por esse motivo, também surge a imprecisão na hora de alinhá-los a determinados objetivos, como a compra do primeiro imóvel — que é o desejo de muitos investidores inexperientes.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de explicar quais seriam as melhores alternativas para quem tem essa meta. Se você tem interesse pelo tema e deseja obter as melhores informações sobre o assunto, continue lendo o texto até o fim!

Quais são os principais tipos de investimentos?

Em linhas gerais, podemos dizer que existem duas grandes categorias: o investimento em renda fixa e em renda variável. Como o próprio nome já sugere, os ativos enquadrados no primeiro grupo são menos arriscados e têm uma rentabilidade garantida, a qual é previamente definida.

Já os pertencentes à segunda categoria— como o mercado de ações e determinados fundos — estão atrelados a um risco maior, pois apresentam muitas variações nos montantes que podem render. Por isso, eles demandam maior experiência e não são ideais para concretizar o desejo do primeiro imóvel.

Qual tipo de investimento escolher?

Primeiramente, é importante tentar entender a taxa Selic, visto que ela interfere em grande parte dos investimentos em renda fixa feitos no país. Trata-se, resumidamente, de um instrumento de controle da quantidade de dinheiro circulando na economia nacional. Bons ativos para comprar o primeiro imóvel, como os que veremos a seguir, são regulados por ela ou pela taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Tesouro Direto

Sua crescente popularidade não é à toa. Um de seus títulos, conhecido como Tesouro Selic, não é caro e faz muito sucesso justamente por ser fácil de comprar. Com R$ 30,00, você já pode começar a investir. É estável e tem boa liquidez. Por conta disso, é frequentemente apontado como o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro.  

CDB

Também conhecido como Certificado de Depósito Bancário, ele é uma opção segura e se mostra bastante rentável quando comparado de bancos médios ou pequenos. Até determinado limite (R$ 250 mil), seu dinheiro é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) caso o banco quebre.

LCI/LCA

As letras de crédito imobiliário (LCI) e agropecuário (LCA) são atraentes por serem isentas do Imposto de Renda sobre a rentabilidade e também pela ausência do IOF. São pré ou pós-fixados, dependendo da gestora que negocia o título.

Como se programar para investir corretamente?

A tomada de decisão em investimentos requer tempo e dedicação para ser aprimorada. Sendo assim, faça planejamentos e trace metas de economia a cada mês. Tente, se possível, economizar cada vez mais. A partir do momento em que você investe, é fundamental exercer um bom controle de investimentos.

Isso implica a constante monitoria dos montantes investidos e as movimentações referentes às principais taxas, como Selic e CDI. Com uma boa organização e a escolha dos melhores tipos de investimentos, você se aproximará da compra do primeiro imóvel. Por isso, não deixe essa tarefa para depois, a cada dia que você adiar, você estará perdendo um bom dinheiro.

Se você gostou deste texto, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Categorias: Tendências

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.