Muitas pessoas ainda estão em busca do sonho da casa própria ou apenas gostariam de comprar uma propriedade para investimento financeiro. Independentemente do motivo, o fato é que o mercado está mais propício para essas transações. Porém, escolher entre um imóvel na planta ou pronto não é uma tarefa simples.
As duas alternativas têm suas vantagens e desvantagens, podendo ser bastante interessantes. Quer descobrir a resposta para essa questão? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!
Vantagens do imóvel na planta
Instalações modernas
Um dos grandes pontos positivos de comprar um imóvel na planta é que ele é recente. Isso quer dizer que todas as suas instalações são novas e modernas, estando muito mais condizentes com as necessidades e expectativas dos moradores nos dias de hoje.
Os sistemas hidráulicos e elétricos estarão em perfeita conformidade com as normas e costumes atuais, ou seja, o dono não precisará se preocupar com reformas ou manutenção por muitos anos ou até mesmo décadas.
Possibilidade de personalização
Um imóvel na planta está em fase de construção e isso permite, com muito mais facilidade, a realização de mudanças ou pequenas reformas. Não é raro que as construtoras, especialmente após a crise, ofereçam algumas alternativas interessantes para o comprador.
Dependendo da planta e do tipo de projeto, é possível negociar a alteração de diversos acabamentos, como portas, pinturas ou até mesmo a remoção de paredes não estruturais para investir em conceitos amplos.
Desvantagens do imóvel na planta
Metragem menor
Mesmo que as plantas dos imóveis mais novos sejam modernas e mais preparadas para atender o dia a dia das pessoas de hoje, é muito comum que as unidades na planta acabem tendo uma metragem menor do que as mais antigas.
Isso ocorre porque os terrenos estão cada vez mais caros, especialmente nas grandes cidades. Com isso, os ambientes não ficam tão amplos e o pé direito não é mais tão alto quanto antigamente.
Risco de atrasos
Uma das coisas que mais assusta um potencial comprador de um imóvel na planta é a possibilidade de experimentar atrasos na entrega das chaves. Mesmo que a construtora seja sólida no mercado, existem situações imprevisíveis.
No entanto, a lei resguarda os consumidores e limita o tempo que a empresa pode demorar para finalizar o empreendimento.
Vantagens do imóvel pronto
Mudança imediata
Um dos pontos positivos de um imóvel novo é que o comprador pode fazer sua mudança assim que finalizar a transação. Enquanto nas unidades em construção você precisa esperar o término da obra, aqui basta pagar o valor acordado que a casa é, literalmente, sua.
Não existe o risco de atrasos na obra ou de outras complicações com a construtora. Finalizados os trâmites legais e a burocracia, é só empacotar seus pertences e partir.
Localização privilegiada
Outro ponto vantajoso do imóvel antigo é que, em linhas gerais, eles têm uma localização mais privilegiada do que a dos que ainda estão na planta. Isso ocorre porque, na época da sua construção, ainda havia um grande número de terrenos e lotes disponíveis nos bairros nobres.
Os imóveis na planta podem até ficar em regiões interessantes e em franco desenvolvimento, mas o fato é que as propriedades tradicionais ainda dominam os locais mais disputados.
Desvantagens do imóvel pronto
Instalações antigas
Imóveis prontos e usados têm esse problema. As instalações, mesmo que sejam de boa qualidade, já foram utilizadas por muito anos e vão demandar manutenção em algum momento.
Além disso, como antigamente havia uma quantidade menor de aparelhos eletrônicos, por exemplo, geralmente é preciso atualizar os quadros de energia e até mesmo a fiação dessas unidades.
Planta ultrapassada
As plantas dos imóveis antigos serviam perfeitamente para atender às demandas e aos costumes da época em que eles foram concebidos. Porém, isso pode resultar em diversos problemas nos dias de hoje.
Conceitos modernos, como cozinha americana e áreas de lazer amplas, podem não ser contemplados por esses projetos, que focavam mais em divisórias e na individualização dos ambientes. Para adaptar a unidade, pode ser necessário gastar algum dinheiro extra.
E agora, decidido entre um imóvel na planta ou pronto? Ainda em dúvida? Então baixe o nosso e-book e saiba como escolher o imóvel perfeito!
0 comentário