Barulho, sujeira, reclamações dos vizinhos: esses são alguns dos elementos que, inevitavelmente, podem fazer parte do contexto de quem faz obras em apartamento. No entanto, é importante adotar boas práticas para amenizar esses transtornos, tanto para seus moradores como vizinhos.
Por exemplo, cadastrar os trabalhadores da obra na portaria pode garantir a segurança do prédio. Consultar especialistas antes de fazer modificações estruturais também pode evitar acidentes e outras consequências ruins.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas para fazer obras no apartamento sem transtornos.
Cadastre os trabalhadores da obra
Todo prédio deve ter um controle rigoroso de quem entra e sai dele para garantir a segurança de seus moradores. Mas, muitas vezes, esquece-se de cadastrar os trabalhadores da obra no apartamento, criando uma situação desagradável e até vulnerável para a segurança de todos.
Para evitar isso, deixe na portaria os nomes dos profissionais que precisarão entrar no prédio. Desde engenheiros e arquitetos a pedreiros. Assim, você consegue regular a entrada de pessoas corretas, não permitindo a presença de estranhos.
Defina horários de trabalho com o síndico
Geralmente, os edifícios possuem regimentos internos que são prioritariamente defendidos pelos síndicos. E, no caso de obras, por mais que o apartamento seja seu, o síndico deve ser notificado sobre elas.
Por exemplo, é importante definir os horários de trabalho com ele para que não seja desrespeitada a lei do silêncio. E também é fundamental contar com a ajuda dele para lidar com a vizinhança, afinal, ela pode ser prejudicada pelas consequências da obra, como barulho e sujeira.
Evite sujeira nas áreas comuns
Toda obra produz resíduos e disso todo mundo sabe. No entanto, alguns moradores que fazem reformas em seus apartamentos ignoram as áreas coletivas do prédio e usam-nas para despejo de lixo. O resultado é sujeira acumulada nas áreas comuns e reclamações sobre isso ao síndico.
Para fugir desse problema, avise a equipe de trabalho sobre os locais corretos para despejo de lixo. Também consulte um especialista, arquiteto ou engenheiro para encontrar a melhor forma de realizar uma obra com o mínimo de geração de resíduos.
Dessa forma, você evita causar transtornos aos outros moradores do prédio e também ajuda o meio ambiente em geral.
Cuidado com as mudanças estruturais no apartamento
Muitos moradores de apartamento pensam em mudar tudo no imóvel. Até mesmo consideram remover paredes para deixar o apartamento maior. No entanto, se isso for feito de maneira indiscriminada, pode gerar consequências ruins e irreversíveis.
Isso porque, a retirada de paredes pode comprometer a estrutura do prédio, criando um colapso parcial ou total na edificação.
Para não deixar isso acontecer, procure ajuda especializada. Arquitetos e engenheiros podem determinar a modificação mais correta e segura a ser feita na obra.
Essas foram algumas dicas para evitar transtornos em obras em apartamento. Depois que você terminar sua reforma, considere aplicar um estilo novo de decoração. Por exemplo, o modo escandinavo de viver e decorar pode ser o que você sempre quis.
E aí, você pensa em fazer alguma modificação em seu apartamento? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!
0 comentário