O mercado financeiro proporciona diversas modalidades de investimento, tanto que o crowdfunding imobiliário se mostra como possibilidade para diversificar o portfólio financeiro.

O crowdfunding, na verdade, permite juntar dinheiro online com outras pessoas com um mesmo interesse.

Nesse caso, aquelas que querem comprar propriedades, ou uma parte, pelo menos, em grupo, e oferecer uma maneira atraente de diversificar os ativos aproveitando investimentos imobiliários. 

No fundo, o crowdfunding imobiliário possibilita aumentar ou construir patrimônio com propriedades e aluguéis de imóveis, a partir de um investimento mínimo inicial. 

Crowdfunding imobiliário é um novo investimento

A definição para o crowdfunding imobiliário se consolida com um processo de pedir a contribuição de dinheiro ao público em geral, ou mesmo um capital inicial, com o objetivo de ajudar a financiar novos empreendimentos no setor da construção civil. 

Essa captação de recursos é realizada de forma online, com chamadas abertas para investidores em potencial, apresentadas dentro de sites que apresentam oportunidades de investimento em imóveis, como por exemplo, imóveis com estrutura para manta absorvente de óleo, ou seja, com mercado direcionado.

Os conceitos são apresentados aos usuários da internet, que podem contribuir para um conjunto de capital coletivo, ou seja, com outras pessoas que possuem interesses semelhantes.

O intuito é garantir um apoio financeiro de investimento imobiliário atual ou para o futuro, como uma oportunidade de assumir formatos diferentes de propriedades, como:

  • Centros comerciais;
  • Edifícios mistos;
  • Escritórios;
  • Habitações.

Dessa forma, o crowdfunding imobiliário se transforma em uma possibilidade de diversificar ativos e carteiras de investimento, com um baixo capital inicial, quando comparado com outros tipos de investimentos imobiliários tradicionais. 

Os riscos podem ser reduzidos, pois estão associados à propriedade em várias partes interessadas, mesmo que o acesso às oportunidades sejam novas ou exclusivas. 

Esse compartilhamento, ou crowdfunding, permite que os investidores tenham propriedades maiores, indo além do que normalmente teriam acesso. Ou seja, aumenta a capacidade de deter participações em carteiras de imóveis comerciais e habitacionais.

Captação de recursos de crowdfunding imobiliário

O funcionamento de um crowdfunding imobiliário pode ser apresentado em 3 partes, e não é diferente de outras captações de recursos online. 

  1. Patrocinador ou proprietário do projeto

O anfitrião da campanha, ou patrocinador, inicia, planeja e faz todo o supervisionamento da execução do projeto de investimento. 

Essa parte fica sob a responsabilidade de uma pessoa com experiência no mercado imobiliário, geralmente um incorporador ou imobiliária, que sabe até quando precisa de um engenheiro avaliador de imóveis nas instalações. 

A meta é encontrar um imóvel, negociar o preço da compra, planejar todo o trabalho que deve ser feito, até a locação ou venda do imóvel.

Na maioria dos casos, o patrocinador contribui com parte significativa de capital, esforço e tempo para alinhar o próprio interesse junto aos investidores, mas também podem receber uma compensação adicional, desde que formalizada em contrato de investimento. 

  1. Investidores de crowdfunding imobiliário

Os investidores do crowdfunding imobiliário são patrocinadores que comprometem o capital no projeto, desde que, em troca, tenham uma parte da propriedade. 

Essas pessoas podem ter direito a pagamentos únicos, ao final do projeto com a venda do imóvel para uma rede de serviços de automação industrial, ou rendimentos recorrentes, como no caso de um aluguel. 

  1. Plataforma de negociação

A tecnologia faz parte do crowdfunding imobiliário, pois todo o processo pode ser feito em uma plataforma onde reúne patrocinadores e investidores. 

O papel da plataforma de negociação é visto como um intermediário neutro, servindo como um facilitador de troca de fundos e propriedade entre todos os envolvidos. 

A responsabilidade, nesse caso, é garantir a autenticidade e qualidade das oportunidades de investimento e divulgação das ofertas, quando disponíveis, para o público em geral. 

A plataforma deve seguir as especificações da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sob a Instrução 588/17, que garante a identidade de patrocinadores e investidores devidamente verificados, e que todos os padrões regulatórios sejam seguidos à risca.

Tipos de crowdfunding imobiliário

Entre o risco e o retorno financeiro, o crowdfunding imobiliário pode ser apresentado em dois tipos de investimento.

  1. Patrimônio imobiliário

O primeiro tipo se apresenta como um investimento de capital sobre uma propriedade direta ou uma empresa administradora de um empreendimento imobiliário. 

Os investidores podem contar com um potencial de valorização ilimitado, assim como são os primeiros a sofrer caso ocorra qualquer perda financeira. 

No caso de taxas de aluguel no mercado, ou a valorização do imóvel com acompanhamento técnico de obras apresenta uma tendência de alta, os acionistas contam com lucro.

De outra maneira, caso as taxas de aluguel de mercado, ou mesmo os preços dos imóveis apresentam oscilação para baixo, consequentemente o valor reduz, podendo chegar ao ponto em que o imóvel possa ser liquidado. 

  1. Dívida imobiliária

Nesse tipo de crowdfunding imobiliário, os investidores em dívida atuam como uma instituição financeira, ou um banco, pois eles emprestam capital aos patrocinadores para que possa ser empregado em um projeto. 

Os investimentos em dívida podem fornecer, em geral, pagamentos fixos e regulares até o vencimento, de acordo com a estrutura do negócio e dos cuidados no canteiro de obras que exige curso NR 10 dos trabalhadores. 

As taxas de juros variam de acordo com o risco que o projeto apresenta, com retornos limitados. Isso significa que, mesmo que o preço da propriedade aumente muito, não se pode compartilhar do lucro. 

No entanto, os detentores de dívidas estão mais seguros do que aqueles que possuem ações e, por isso, perdem menos dinheiro caso o imóvel tenha que ser liquidado.

Quais as vantagens do crowdfunding imobiliário?

O setor imobiliário sempre se destaca entre ativos e ações de investimento, e o crowdfunding tem propostas interessantes quanto ao processo de captação de dinheiro, ainda mais com a expansão de plataformas viáveis. 

Vale destacar algumas das vantagens, tanto pelo formato que se utiliza da tecnologia como investimento imobiliário, quanto o custo relativamente acessível.

  1. Diversificação do portfólio

A possibilidade de diversificar o portfólio de investimentos é a primeira vantagem do crowdfunding imobiliário, podendo ser proposto por uma empresa de manutenção de ar condicionado que participa desse modelo de negócios junto a outras organizações do setor da construção civil.

Com essa diversificação, é possível minimizar os riscos de se fazer um único investimento, pois há outros que podem apresentar lucros antes desse e, de alguma maneira, o capital inicial está em segurança.

  1. Acessibilidade

Muitas pessoas entendem, erroneamente, que investir é algo para além das possibilidades financeiras ou de conhecimento. 

Vale lembrar que o acompanhamento por uma corretora de investimento, ou mesmo uma instituição bancária, pode ajudar na escolha dos melhores investimentos, mas o crowdfunding imobiliário possui plataformas amigáveis e muito acessíveis. 

Com as alterações na legislação, assim como o aumento de plataformas de crowdfunding online, as barreiras de entrada no mercado de investimento têm diminuído cada vez mais. 

  1. Diversificação geográfica

A diversificação de portfólio é uma das principais vantagens, mas o investimento em crowdfunding imobiliário apresenta o benefício da expansão geográfica, que não precisa ser restrita a uma cidade, um estado e até mesmo um país. 

O mercado imobiliário tem abertura em diversos lugares, com empresas de equipamentos médicos hospitalares entre os investidores, e várias áreas podem ter um desempenho interessante que esteja com o crowdfunding à disposição, dentro de uma plataforma. 

Sendo assim, é preciso acompanhar os locais em que possa se obter um ROI (Return Over Investiment), ou retorno de investimento, positivo. 

  1. Veículo de investimento passivo

Outra atração sobre o crowdfunding imobiliário é que se trata de um veículo de investimento passivo, e não de propriedade direta. 

No caso de um investimento tradicional em um imóvel, o proprietário precisa gastar tempo e dinheiro no gerenciamento, para garantir que ela seja desenvolvida no prazo, e esteja de acordo com as especificações para atender o mercado de locação ou venda. 

Por outro lado, o crowdfunding imobiliário direciona para o investimento com construtoras, incorporadoras e corretores imobiliários terceirizados, ou seja, são eles que fazem todo o trabalho.

O investidor deve certificar que tudo esteja dentro do orçamento e do prazo estipulado, podendo se concentrar em outros empreendimentos ou mercados de ações e investimentos.

  1. Pequeno investimento com grande potencial

O crowdfunding imobiliário apresenta a oportunidade para pequenos e médios investidores, como uma empresa que oferece fisioterapia home care preço acessível que não precisa arcar com grandes vultos de dinheiro. 

Há plataformas que permitem o investimento desde opções mais acessíveis até planos mais expressivos, e o lucro é compartilhado entre todos de forma fracionada. Ou seja, quanto mais se investir, maior o retorno financeiro.

Conclusão

Pode ser que o crowdfunding imobiliário seja o primeiro passo para investir um capital financeiro para quem quer obter lucratividade de uma forma segura, sem gastar grandes vultos de dinheiro. 

O menor custo de investimento, em geral, significa um risco menor mas, ainda assim, antes de iniciar a investir em um crowdfunding imobiliário, é importante entender que, como em outros casos, há possibilidades de ganhos lucrativos, ou ter que arcar com a perda de dinheiro.

De qualquer maneira, enfim, o melhor é entender o que é crowdfunding imobiliário e fazer uma avaliação com profissionais de corretoras de investimento, para ter um cenário amplo do que há de melhor no mercado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias: Tendências

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.