Em dias tão corridos quanto os atuais surge mais um desafio na vida daquele que trabalha fora: como conciliar família e trabalho? Para que os setores da vida sejam produtivos e tenham o melhor de você, basta um pouco de planejamento. Ficou interessado? Então, confira as nossas dicas!
Organize seus horários
O planejamento é a base de qualquer organização. Por isso, para conseguir ter um tempo de qualidade no trabalho e em casa, o ideal é que você organize os seus horários.
Procure seguir à risca um cronograma diário, evitando procrastinação e atrasos.
Se você trabalha até às 18h, procure executar as suas tarefas nesse tempo e evite horas extras, que podem comprometer muito o seu tempo em casa.
Para colocar isso em prática, procure elencar na sua agenda, todas as noites, as tarefas do dia seguinte. Especifique as prioridades e estime um tempo de duração para cada item. Procure adicionar um tempo para imprevistos, caso alguma obrigação leve mais tempo e você se frustre.
Além disso tornar fácil a visualização do seu dia de trabalho e evitar o desespero, é recompensador enxergar todas as tarefas cumpridas ao final do dia.
Não leve trabalho para casa
Parece óbvio, mas, para conciliar o lazer com a família e o trabalho, é preciso encerrar o expediente exatamente ao final do expediente. Se ficou alguma pendência, deixe-a para o dia seguinte, se for possível.
Não leve atividades profissionais para os momentos com a família. Se o seu celular é corporativo, desligue-o assim que deixar a sua mesa e religue-o na manhã seguinte.
Caso o seu número pessoal seja o mesmo, deixe claro para seus colegas e superiores que os assuntos de trabalho não serão respondidos enquanto estiver em casa. Além de evitar abusos por parte da empresa, isso ajuda você a se dedicar integralmente à família, sem interrupções.
Se não houver tarefas pendentes, é preciso, também, desligar-se dos problemas. Nada será resolvido no intervalo entre um dia de trabalho e outro, por isso, esqueça os assuntos profissionais e foque na sua vida pessoal.
Planeje passeios e viagens
A correria extrema causada pelo trabalho excessivo pode esgotar tanto um profissional que ele nem consegue pensar nas horas de lazer. Assim, procure utilizar o seu tempo com os familiares para vocês planejarem passeios e viagens de lazer.
Se nos dias úteis é difícil dar uma fugidinha para o campo ou fazer um passeio mais longo na cidade, programe-se para que na sexta-feira ou no sábado de manhã vocês já estejam prontos para passear.
Esse planejamento, além de ser extremamente prazeroso e empolgante, ajuda você a cumprir essa promessa com a família. No caso de viagens em feriados e férias, isso fica ainda mais gostoso, já que a expectativa é maior.
Preze pela qualidade do tempo
De nada adianta chegar em casa e ficar com a família enquanto pensa nos problemas do trabalho. Quando estiver em casa, realmente esteja em casa. Dedique-se aos seus familiares, ouça o que eles têm a dizer, conversem e riam juntos. Um tempo de qualidade vale mais do que uma quantidade maior de tempo.
Se você tem filhos, pergunte a eles sobre a escola, os amigos e sentem-se no chão para brincar. Preze pela qualidade e valorize esse tempo com as pessoas que você ama.
Outra dica é fazer uma sessão de cinema com a família completa, com direito a pipoca e guloseimas. Esse é um programa que custa pouco e agrada muito.
Divida as tarefas domésticas
Pode ser bastante desanimador chegar em casa ansioso para um tempo de lazer e precisar cuidar de roupa, comida e limpeza da casa.
Para facilitar essas tarefas no dia a dia, programe-se para comprometer um pouquinho do final de semana para essa organização, e não se esqueça de que você não deve ser o único responsável pelas tarefas domésticas.
Lembre-se de que a obrigação de manter a casa em ordem é de todos que usufruem dela.
Conciliar lazer e profissão é uma das chaves para a qualidade de vida. Gostou das nossas dicas sobre como conciliar família e trabalho? Para ler sobre esse e outros assuntos, siga a nossa página no Facebook!
E já que estamos falando em lazer, que tal clicar no link abaixo e conhecer o investimento do ano em Bonito?
0 comentário