Muitas pessoas que pensam em investir em imóveis ficam na dúvida sobre qual é o tipo mais rentável. Não é para menos, já que temos à disposição apartamentos, coberturas, lotes e diversas outras construções. Entre elas estão a casa geminada ou sobrado padrão, que são ótimas formas de fazer um investimento seguro e rentável para quem quer terrenos à venda.

A diferença entre os dois tipos de imóveis, no entanto, podem ser determinantes na hora de decidir qual é a melhor opção para a sua realidade financeira e para o que você pretende.

Pensando em ajudar você a resolver essa questão e a sanar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos esse artigo com as vantagens e desvantagens das casas geminadas e dos sobrados padrão. Com as informações certas, você fará uma boa escolha. Quer saber mais? Confira abaixo!

O que são as casas geminadas?

São chamadas de casas geminadas as construções em mesmo terreno de casas que dividem mesma parede e telhado.

Elas costumam ter a mesma planta, porém podem ser espelhadas. Pode ocorrer também de haver plantas diferentes, apesar de ser mais raro.

Foram criadas com o intuito de economizar espaço no terreno e também os custos da construção, que podem ser muito mais baixos que o de uma casa comum.

Essas casas podem formar condomínios residenciais, mas isso não é uma regra.

Por conta do valor da obra, a casa geminada é muito escolhida por pessoas que querem investir no setor imobiliário ou por famílias que querem morar próximas.

Quais as vantagens das casas geminadas?

São diversos os benefícios oferecidos para quem quer morar ou investir em uma casa geminada. Confira os principais abaixo.

Custa menos

Uma das maiores vantagens da casa geminada é o preço. Embora o valor do metro quadrado seja semelhante aos de outras construções, erguer uma casa geminada é mais rápido e mais barato, já que as paredes, a estrutura e o telhado são compartilhados.

Com essa construção, fica fácil ter duas casas no lugar de uma, ou seja, você tem o dobro do lucro e do patrimônio.

O valor dessas casas são benéficos, também, para quem pretende lucrar com a revenda. A negociação é rápida e, em geral, casas acessíveis podem ser encontradas em ótimas localizações.

Tem espaços compartilhados

Além das paredes, muitas casas geminadas costumam compartilhar outros espaços, como garagem, salão de festas e área de serviço.

Embora isso comprometa a privacidade, essa divisão pode ser benéfica no sentido de que a manutenção desses espaços é de responsabilidade de todos os moradores, ou seja, quaisquer custos serão divididos.

Outra vantagem é o convívio com o outro morador, que pode se tornar um grande amigo. Para isso, no entanto, é preciso ser cordial, paciente e gentil. Esse bom relacionamento pode ser bastante benéfico no dia a dia.

Venda rápida

Por conta do baixo custo da construção e do valor do imóvel, as casas geminadas vendem-se rapidamente.

Isso é importante para aqueles investidores que não conseguem prever uma crise ou emergência financeira e que precisam recuperar o valor do investimento.

A venda rápida possibilita a recuperação do dinheiro e, consequentemente, da família.

O que são os sobrados padrão?

Sobrados padrão são construções de um ou mais andares e sem paredes compartilhadas.

Diferentemente da casa geminada, o sobrado padrão é independente e costuma apresentar uma metragem mais ampla.

Pode ser residencial ou comercial, por isso é bastante versátil e tem boa demanda no mercado.

Como existe economia do terreno, já que os espaços podem ser construídos nos andares superiores, os sobrados também podem apresentar quintais, churrasqueiras e outras áreas de lazer. É por esses benefícios que o número de pessoas que busca sobrados à venda sobem tanto!

Os preços podem variar bastante, das construções mais modestas aos triplex de alto padrão. O investimento, portanto, também é bastante flexível; tudo depende de quanto você tem para colocar no imóvel.

Quais as vantagens dos sobrados padrão?

Antes de decidir qual será seu investimento, fique atento aos benefícios do sobrado padrão.

Privacidade

Quem mora em um sobrado tem sua privacidade garantida. Isso porque os espaços destinados a visitas fica no andar térreo, enquanto que os demais são reservados para os quartos e banheiros.

O maior aproveitamento do espaço também permite maior número de cômodos, ou seja, é a casa perfeita para aqueles que gostam de se refugiar.

Os sobrados também podem apresentar áticos, um último andar conjugado bastante espaçoso e que pode servir para momentos intimistas entre os familiares.

Mais espaço

Como o sobrado é uma construção vertical, ele pode acomodar muito mais espaços no mesmo terreno.

Se um terreno abriga uma casa plana de 80 metros quadrados, é bastante possível que um sobrado possa ter mais que o triplo do tamanho!

É possível construir uma casa confortável em um terreno pequeno e ainda reservar áreas de lazer para a família.

O melhor de tudo isso é que nenhum espaço de lazer substituirá quartos e outros cômodos, já que você pode distribuí-los pelos andares como achar conveniente.

Esses benefícios fazem dos sobrados um ótimo investimento, já que os imóveis mais amplos andam escassos.

Segurança garantida

A vulnerabilidade à criminalidade nos dias de hoje têm afugentado os moradores das casas planas. A resposta para isso são os sobrados padrão independentes ou as casas em condomínio à venda.

Esses condomínios oferecem equipamentos de segurança inclusos na taxa condominial. São câmeras de monitoramento, controle de acesso e seguranças à disposição dos moradores, sem que você precise contratar “por fora”.

Qual o melhor investimento?

Como dissemos, os dois tipos de imóveis carregam suas vantagens. Para você chegar à decisão certa, no entanto, é imprescindível que você analise sua realidade financeira e atente-se ao que você quer.

Se você quer comprar para morar no futuro, veja se não vale a pena gastar um pouco mais e garantir a privacidade de um sobrado padrão. Embora eles exijam mais investimento, é preciso lembrar que o retorno financeiro também é proporcional.

Da mesma forma, é importante lembrar que as casas geminadas têm algumas desvantagens, como os barulhos compartilhados, mas podem ser interessantes para quem quer a segurança de uma revenda mais rápida.

Cada construção tem seus benefícios e incômodos. Por isso, para tomar a melhor decisão, sente com um consultor imobiliário e coloquem no papel quanto você pode investir em mais essa conquista.

Já se decidiu a respeito do melhor investimento para você? Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais! Ele pode ser útil para aquele amigo que tem um dinheiro guardado e não sabe como fazê-lo render.

Categorias: Tendências

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.