O abuso na hora de usar o ar-condicionado, a geladeira no modo verão e os banhos mais longos contribuem para que o consumo de energia elétrica aumente no verão. Mesmo assim, a estação possibilita que algumas mudanças no dia a dia reduzam os gastos com a luz consideravelmente.
Quer saber como economizar energia elétrica durante o verão? Confira as nossas dicas!
Os vilões da energia elétrica
Antes de aprendermos de que forma podemos diminuir o consumo de energia, devemos entender quais são os aparelhos que mais fazem a diferença no final do mês.
O ar-condicionado, o chuveiro elétrico, a secadora de roupas e a máquina de lavar louça podem ser responsáveis por até 50% do consumo de energia elétrica de uma casa.
Se você quer economizar energia, fique atento à etiqueta de eficiência energética, obrigatória em qualquer eletrodoméstico. Ela informa quanto a geladeira gasta para resfriar seus produtos ou o fogão para esquentar os alimentos, por exemplo.
As categorias de consumo vão de A a E, sendo A o aparelho mais econômico. Portanto, se você quer conter as despesas durante o ano todo, convém prestar atenção a esses dados antes de ligá-los na tomada.
Os hábitos econômicos
1. Mantenha o chuveiro no modo verão
Como o chuveiro é um dos itens que mais consomem energia elétrica, é importante usá-lo com consciência. Mantenha a temperatura no modo verão, já que a estação permite que você tome banhos mornos ou frios.
Além disso, ainda que você fique tentado a ficar um pouco mais debaixo do chuveiro, procure tomar banhos curtos. Banhos de até 5 minutos podem economizar até 30% de energia!
2. Troque suas lâmpadas fluorescentes pelas de LED
Se você ainda não se rendeu às lâmpadas de LED, não sabe a economia que está fazendo! Esses modelos transformam a energia em iluminação e não em calor, o que impede o desperdício de energia.
Para ter uma ideia, uma lâmpada de LED tem uma vida útil de aproximadamente 50 mil horas, enquanto a incandescente tem a estimativa de somente mil.
Se você ainda utiliza lâmpadas incandescentes na sua casa, evite acendê-la muitas vezes ao dia, já que é esse o momento de maior consumo.
3. Evite o uso do ar-condicionado
O aumento das temperaturas nos convidam a ficar em um ambiente geladinho, não é mesmo? Mas é possível banir ou diminuir o uso desse consumidor compulsivo de energia.
Enquanto o ar-condicionado estiver ligado, não deixe portas e janelas abertas, já que isso sobrecarrega o funcionamento do aparelho e gasta mais luz.
Também procure deixar a temperatura o mais próximo possível da temperatura ambiente. A adequação do termostato pode significar uma economia de mais de 40% no final do mês.
Embora o uso inteligente seja possível, procure desligar o ar-condicionado e deixar portas e janelas abertas. A circulação do ar refresca e economiza.
4. Desligue os aparelhos da tomada
Antes de dormir e enquanto seus aparelhos eletrônicos estiverem desligados, tire-os da tomada. Quando mantemos TVs e DVDs na tomada, eles ficam em stand by e continuam consumindo energia elétrica mesmo que não estejam em uso.
Economizar energia elétrica no verão é possível com pequenos hábitos. Evite o consumo excessivo e observe sua conta de luz diminuir. O meio ambiente agradece. Agora que você já sabe como economizar energia elétrica, siga a gente no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!
0 comentário