Para que uma casa seja realmente um lar, é preciso que ela tenha a cara de quem vive nela. O problema é que nem sempre é possível deixar o local do seu jeito, principalmente se você não for o proprietário.
Existem muitas alterações que podem fazer parte da reforma de apartamento alugado e ajudam a dar sua personalidade ao imóvel. Já outras exigem análise e negociação com o dono antes.
Abaixo, mostraremos o que é possível ou não fazer em um apartamento alugado:
O que é possível mudar em um apartamento alugado?
Em geral, os contratos determinam que o locatário tem que entregar o imóvel do jeito que encontrou. Então, transformações simples e fáceis de reverter depois são as mais indicadas.
A primeira coisa que você deve tentar fazer em relação à decoração do imóvel é investir em móveis e objetos que sejam a sua cara.
Esse tipo de produto não altera em nada o apartamento e, muitas vezes, consegue mudar completamente o visual. Além do básico para sentar, comer, dormir e guardar as coisas, invista também em mobiliário auxiliar, como estantes, que são capazes de cobrir uma parede feia inteira, dependendo do tamanho.
Furar e pintar as paredes
Pintar o local com as suas cores preferidas é simples e pode fazer com que o apartamento fique completamente diferente. Se depois o proprietário quiser as cores originais, basta repintar.
Outra medida simples para decorar é pendurar quadros e espelhos. Como você deve devolver o lugar sem os novos furos, terá que tampá-los e pintar a parede depois. Mas isso não é complicado! Então, se achar que o resultado vale a pena, pode fazer sem medo.
O mesmo se aplica a novas prateleiras e suportes para plantas. Para que a tarefa de se livrar dos buracos seja realmente simples, evite ao máximo furar onde há azulejos, pois eles não voltarão ao normal como a parede.
Trocar itens
Geralmente, os lustres e as luminárias de imóveis alugados são muito simples. Mas você pode trocá-los por modelos que agradem mais: basta guardar os que já estavam na casa e, quando for se mudar, colocá-los de volta.
Isso também se aplica a chuveiros, torneiras, prateleiras e interruptores que já existiam.
Vale investir na reforma de apartamento alugado?
Também é possível fazer melhorias maiores, mas, se forem coisas que não são facilmente revertidas, você precisará da autorização do dono antes. É possível até negociar com ele um desconto no valor do aluguel — afinal, a propriedade será valorizada.
Essa dica serve para a troca de pisos, revestimentos, instalação de box, louças do banheiro e armários embutidos, entre outras coisas.
Fazer mudanças estruturais
Mexer em tamanhos de cômodos: esse tipo de reforma é mais complicado. Também é preciso ter a autorização do dono, mas como mudará as características do imóvel, é mais difícil que ele aceite.
Além do proprietário, em apartamentos é necessária a avaliação do síndico do prédio e de um engenheiro para garantir que a estrutura não será abalada.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que se trata de um custo alto a pagar. Será que vale a pena investir tanto em um local onde você não ficará de forma definitiva? Por mais que a casa pareça perfeita, futuramente o dono pode pedi-la de volta.
Agora que você já sabe o que é permitido e o que não é na reforma de apartamento alugado, é só colocar em prática o que está liberado no imóvel onde você mora e deixá-lo mais aconchegante!
Quer receber mais dicas como essa? Então aproveite para assinar a nossa newsletter.
0 comentário