Escolher uma casa para morar é uma tarefa que envolve diversas etapas e requer cuidado e atenção por parte do locador. São muitas as opções no setor imobiliário, o que aumenta as chances de você achar uma propriedade que tenha tudo o que você quer e precisa.

Existem alguns fatores básicos que devem ser considerados para evitar problemas e dores de cabeça no futuro. Quer descobrir quais são eles? Então confira os 7 itens que precisam ser observados na hora de alugar um imóvel!

Localização

Considerado por muitas pessoas como o fator mais relevante para uma propriedade, a localização certamente é um dos itens que precisam ser observados no momento de alugar um imóvel.

É importante escolher um lugar estratégico, preferencialmente próximo ao trabalho, pois isso poupará horas diárias de deslocamento. Se você tiver filhos, a distância para a escola deles também deve entrar na conta. Por fim, estar próximo a parentes e amigos também é um aspecto positivo e que pode pesar na decisão.

Estrutura

Mesmo que um imóvel pareça perfeito, você precisa fazer uma vistoria antes de pegar as chaves. Ela ajuda a identificar defeitos que podem passar despercebidos, então você deve ter atenção especial à qualidade do acabamento, checando a presença de rachaduras, vazamentos e sinais de reformas mal executadas.

Aproveite esse momento para tirar fotos que retratem as condições do imóvel, especialmente de cômodos como banheiros e cozinha, pois isso ajuda a evitar problemas com o proprietário no momento em que o contrato terminar.

Áreas de lazer

Para quem tem filhos pequenos ou gosta de se divertir ao ar livre, as áreas de lazer podem ser um grande diferencial no momento de alugar um imóvel. Observe se existem praças nas redondezas ou se o condomínio possui playground, quadra poliesportiva, salões de festas, piscinas e outras áreas de convivência.

Facilidades

Morar em um local com fácil acesso a algumas facilidades pode ajudar bastante na sua qualidade de vida. Casas e apartamentos próximos a shoppings, por exemplo, fazem com que os moradores estejam a poucos minutos de cinemas, lojas, restaurantes e lanchonetes. Ninguém quer passar metade da vida no trânsito, não é mesmo?

Lavanderias, farmácias, hospitais e padarias também são de grande valia.

Referências

Pedir as referências do locador pode ser importante antes de alugar um imóvel. Pesquise se a pessoa é realmente o proprietário titular da unidade por meio do número da matricula imóvel e converse com vizinhos do prédio ou condomínio.

Contrato

O contrato deve ser minucioso, incluindo o tempo de locação e o laudo da vistoria de entrada. E fique atento à multa em caso de rescisão antes do fim do contrato. 

Lembre-se de que tanto o locador quanto o locatário precisam assinar e reconhecer firma.

Documentação

Você deve solicitar alguns documentos para saber se o imóvel está regularizado e sem débitos perante a justiça. A cópia da matrícula atualizada mostra as alterações estruturais e eventuais restrições, como hipoteca ou penhoras.

Solicite também a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e a Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial. Elas vão garantir que o imóvel não esteja passando por algum processo de execução.

Para ver se o IPTU está em dia, é necessário pedir o número do contribuinte do locador. Com o número em mãos, entre em contato com a prefeitura do município. No caso de condomínios fechados, você pode conversar com o síndico e observar a existência de dívidas.

Esses são alguns itens que precisam ser observados no momento de alugar um imóvel. Em todos eles, o auxílio de um profissional qualificado da área imobiliária ajuda a evitar qualquer tipo de problema e transtornos no futuro.

Sente-se mais preparado? Gostaria de ajudar um amigo interessado em alugar um imóvel? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Categorias: Locação

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.