Saber o que é iluminação zenital pode fazer toda a diferença no momento de construir e arquitetar sua casa de uma forma mais inteligente e arrojada. O aproveitamento da luz natural propiciado por essa forma de projeção pode trazer conforto e bem-estar, além de ser ecologicamente correto.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, continue lendo!

O que é iluminação zenital?

A iluminação zenital é a entrada de luz natural na casa por um teto translúcido, de vidro ou de fibra, que aproveita a incidência de sol para iluminar grandes áreas do imóvel.

Alguns projetos também incluem paredes com a mesma funcionalidade para usufruir ainda mais dessa luz. Esse tipo de iluminação tem feito sucesso por causa do seu propósito ecológico e por dar um toque diferenciado e moderno.

Quais as vantagens da iluminação zenital?

A iluminação zenital oferece diversas vantagens que vão além da entrada de luz simplesmente. Estes são os principais benefícios:

  • aproveitar de forma mais inteligente a incidência de luz na casa, gerando economia e um ambiente mais agradável;

  • utilizar espaços de passagem da casa, como grandes corredores e entressalas, como pontos de entrada de luz sem causar incômodo;

  • arquitetar o imóvel de uma forma mais atrativa, trazendo beleza e eficiência por meio de um recurso sustentável;

  • contribuir para melhor ventilação da casa, colaborando com o equilíbrio entre a incidência de sol e a aclimatação da residência.

Como você percebeu, a iluminação zenital é muito mais do que a busca por economia e eficiência. Coopera de fato para um ambiente mais agradável e mais qualidade de vida.

Quais os principais tipos de iluminação zenital?

Existem várias formas de você arquitetar a iluminação zenital em seu imóvel. Neste tópico, separamos as mais usuais tanto em residências como em outras construções.

Claraboia

A claraboia é uma estrutura horizontal que proporciona a incidência de luz e o aumento da temperatura da casa. Por isso, funciona bem quando combinada a uma boa ventilação e um piso que não retenha calor. Deve ser pensada para espaços onde não haja permanência constante dos moradores, como cozinha, sala de televisão, ambientes de estudo etc.

Lanternim

O lanternim cumpre um objetivo diferente da claraboia, pois favorece a ventilação e ajuda a controlar a temperatura, sendo muito indicado para casas em regiões muito quentes.

Ao mesmo tempo em que contribui para a entrada de luz, deixa a aclimatação mais amena, por permitir a constante circulação de ar.

Átrio

O exemplo mais comum de iluminação zenital do tipo átrio se encontra no shopping center. Seu formato piramidal contribui para que a entrada de luz incida sobre os diferentes andares do edifício de forma equilibrada. Em residências de dois ou mais andares, pode ser também uma boa opção.

Shed

O shed é bastante usado na indústria e consiste em telhados conjugados com inclinações que permitem tanto a incidência do sol quanto a ventilação do ambiente. Para que funcione bem, exige a utilização de caixilhos que evitam a entrada de chuva.

Quais cuidados devem ser tomados com a iluminação zenital?

A iluminação zenital deve ser equilibrada com outros pontos da casa para que não venha a se tornar um empecilho. Por isso, avalie as seguintes questões:

  • quais cômodos poderiam ser iluminados dessa forma sem prejudicar a temperatura da casa e o bem-estar dos moradores? Não haverá um exagero na luz direta?

  • De que modo poderia utilizar o piso para complementar o sistema de iluminação zenital harmonizando a incidência de luz e a temperatura?

  • Qual tipo de iluminação zenital seria mais apropriado para a casa? O que mais combina com o projeto?

Não se esqueça de que esse recurso demanda manutenção, já que o acúmulo de poeira e demais sujeiras afeta a entrada de luz na casa.

Levando todas essas informações em consideração, analise como aproveitar desta alternativa e alcance os melhores resultados em sua casa.

Se você gostou de saber o que é iluminação zenital, não deixe de conferir 4 dicas para economizar energia elétrica durante o verão.

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.