Vistoria em imóvel: o que avaliar na eletricidade e encanamentos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de aguardar um tempo pela construção — quando a casa ou apartamento está na planta —, antes da entrega das chaves é importante fazer a vistoria em imóvel. Nessa ocasião, o futuro morador tem a oportunidade de checar se tudo o que foi combinado está sendo entregue e, além disso, se há alguma irregularidade na construção.

É essencial dar atenção a cada ponto interno, disposição dos cômodos, irregularidades nas paredes, função das portas e janelas e, ainda mais importante, instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, a parte externa também deve ser checada, principalmente se o imóvel faz parte de um condomínio.

Quer conhecer algumas práticas para verificar a eficiência de encanamentos e eletricidade? Confira abaixo!

Analise a parte elétrica dos cômodos

O primeiro passo é avaliar como se encontram as instalações elétricas em cada cômodo na vistoria em imóvel.

Veja se existem fios ou cabos expostos, ligue e desligue as luzes dos ambientes, cheque se na caixa de força há qualquer sinal de ferrugem, leve algum eletrônico e confira se as tomadas estão funcionando e não deixe de analisar o funcionamento dos interruptores.

Teste as instalações hidráulicas na vistoria em imóvel

Uma ótima atitude para garantir que esteja tudo funcionamento bem na entrega das chaves é testar.

Abra as torneiras, cheque a pressão da água e, ao fechar, veja se há gotejamento. Depois, teste as descargas dos banheiros e avalie se o seu funcionamento está correto. Leve um pequeno balde para o imóvel, encha-o com água e jogue o líquido no banheiro para checar o escoamento para os ralos, essa atitude é muito importante, principalmente em locais pequenos onde o acúmulo de água pode incomodar bastante.

Cheque os bocais de luz

No momento da vistoria em imóvel, não deixe de testar os bocais de luz. Leve na bolsa uma lâmpada e encaixe nos bocais para checar o funcionamento correto. Avalie também se os interruptores correspondem a cada um deles.

Garanta que não haja vazamento nos canos

Qualquer milímetro de abertura nos canos pode representar grandes vazamentos e prejuízos. Portanto, para que você evite problemas como esse é importante garantir que os canos estejam em plena integridade.

Para isso, feche o registro, abra uma torneira, encha um copo de água e espere até que toda a água pare de sair da torneira. Depois disso, coloque o copo cheio embaixo da torneira e observe. Se ela fizer a sucção da água, isso quer dizer que o cano está com vazamento, então a construtora ou o proprietário deve fazer o reparo antes da entrega das chaves.

Conte com o auxílio de um profissional

Todas as atitudes que listamos vão ajudar você a não ter surpresas com a casa nova, mas o ideal é contar com a ajuda de um profissional do ramo imobiliário. Ele, pela experiência e com o auxílio de equipamentos específicos, vai poder identificar com mais precisão qualquer irregularidade.

Colocando essas dicas em prática, você não corre o risco de ter problemas depois da mudança e poderá decorar sua casa com toda tranquilidade. Agora que você já sabe o que fazer na vistoria em imóvel, prepare-se para esse momento e realize esse sonho!

O que achou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou sabe de alguma outra dica em relação à vistoria de um imóvel? Conte-nos nos comentários abaixo!

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Sobre Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *