Que o mercado imobiliário é uma excelente opção para o emprego de capital, praticamente todos concordam. Porém, na hora de decidir onde aplicar seus recursos, surge a dúvida: o que é melhor, comprar terrenos ou apartamentos para investir?

Na verdade, a definição sobre qual o melhor investimento depende de algumas variáveis, como o perfil do investidor e o capital disponível. Para ajudá-lo nessa decisão, preparamos este conteúdo com as características e vantagens de cada uma as opções. Confira.

Terreno ou apartamento

Primeiramente, é preciso entender que há diferenças importantes entre eles. Geralmente, a exigência é de um capital menor para se investir num lote em comparação a um apartamento. 

O desembaraço legal quanto à compra do terreno também costuma ser mais simples do que na aquisição do imóvel já pronto. Em contrapartida, o tempo de retorno do investimento, no caso do apartamento, pode ser menor.

A maior rentabilidade do lote está vinculada a um prazo mais longo, com a valorização do loteamento ou a construção de benfeitorias no mesmo. Cada uma das opções, porém, conta com vantagens específicas.

Vantagens de investir em lotes

Investimento baixo

Para quem não dispõe de um capital muito elevado, investir em um lote pode ser a melhor alternativa. Em geral, adquirir um terreno exige um investimento consideravelmente mais baixo do que em um apartamento.

Pagamento facilitado

Além do valor mais em conta, ao adquirir um lote, você poderá obter condições bem favoráveis para o pagamento. As incorporadoras costumam ser flexíveis na negociação e os custos de aquisição podem ter um impacto mínimo no seu orçamento.

Construção sob medida

Diferentemente do que ocorre quando se compra um imóvel já pronto, ao adquirir um lote para construir, você está garantindo a liberdade para definir a planta e a estrutura da sua casa da maneira que desejar. Além de criar um projeto que se ajuste exatamente aos desejos e necessidades da sua família, você poderá imprimir seu próprio ritmo à obra, controlando melhor suas despesas.

Benefícios de investir em um apartamento

Ocupação imediata

Para quem precisa de um imóvel imediatamente, o apartamento é um investimento mais vantajoso. Após escolher a unidade que deseja, bastará concluir os procedimentos referentes à documentação e, em seguida, você já poderá se mudar. Mesmo que, eventualmente, você precise realizar alguma obra no imóvel, ela não levará mais tempo do que a construção de uma casa nova.

Retorno mais rápido

Se o seu desejo é apenas investir, mas você tem pressa em obter rentabilidade, o apartamento também é uma boa alternativa. No caso do lote, antes de obter o retorno financeiro, você terá que aguardar pela conclusão da obra, caso decida construir, ou pela valorização natural do lote. Já no apartamento, em muitos casos, uma boa reforma já é suficiente para tornar a venda um bom negócio.

Desnecessidade de obra

O apartamento ainda tem a vantagem de não demandar trabalho com compra de material, gerenciamento da mão de obra, acompanhamento da evolução das obras, enfim, toda a função que envolve o processo de construção. 

Independentemente do tipo de investimento que você procura, seja comprar lotes ou apartamentos para investir, entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliá-lo para que você faça um excelente negócio.

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.