Sem dúvidas, investir em imóveis é uma das maneiras mais seguras de aplicar o seu dinheiro. No entanto, nem sempre um investimento desse aporte rende apenas frutos, principalmente se a compra for mal planejada.

O mercado imobiliário está cada vez mais em ebulição e, por ser uma aplicação valorizada e rentável, atrai compradores interessados nos benefícios do negócio.

Hoje em dia, com as diferentes opções de financiamento e facilidades para a compra, a clientela aumentou ainda mais. Porém, é preciso ter alguns cuidados antes de partir para o investimento em imóveis pois, se for mal feito, pode se tornar uma dor de cabeça por conta de erros que poderiam ter sido evitados antes do fechamento do contrato.

Para ajudar você, confira algumas dicas de precaução para acertar na escolha!

Não caia em um mau financiamento

Este talvez seja o erro mais mortal na hora de investir em imóveis. O mau financiamento é um “combo” de requisitos que, se um deles falhar, compromete a totalidade do negócio.

Um imóvel, vendido a juros altos (e variáveis), a um comprador com orçamento mensal apertado, somado aos gastos inerentes a ele — como reforma, taxa condominial e impostos, entre outros — é praticamente uma bomba relógio pois, nesse meio tempo, qualquer um desses itens pode afetar o pagamento, o que nunca será um bom negócio.

A estratégia nesse caso é se certificar que o trinômio juros/renda/despesas esteja em equilíbrio e, de preferência, em uma situação confortável para sanar possíveis acontecimentos ao longo do pagamento do imóvel.

Deixe as emoções de lado

É natural que você veja um imóvel que esteja dentro dos padrões requeridos e desejados e já se apaixone imediatamente por ele. No entanto, se deixar levar pelas emoções nesse momento pode ser um “tiro no pé”.

Lembre-se que investir em imóveis é uma grande decisão financeira, e boa parte de sua renda e disposição serão direcionadas para ele.

Além disso, é importante se atentar a muitos itens antes de bater o martelo, analisando de maneira clara e objetiva as vantagens e desvantagens do imóvel, que incluem grandes reformas ou má localização, por exemplo.

Não coloque expectativas no aluguel

O fato de investir em um imóvel com o objetivo de alugá-lo certamente é uma sábia decisão, desde que você tenha os pés no chão na hora de aplicar o seu dinheiro na compra.

Isso porque é preciso colocar na ponta do lápis se o investimento necessário para ofertar aquele imóvel para aluguel vale toda a energia e dinheiro gasto com ele.

Se ele precisar de reformas, é preciso ter consciência de que deve haver dinheiro para isso e, mais, se o aluguel daria o retorno deste dinheiro a médio ou longo prazo.

Além disso, é preciso ser coerente e não colocar expectativas em relação a quanto você ganhará com o aluguel. Lembre-se que, para o inquilino, o valor total é acrescido de encargos como condomínio e IPTU.

Viu como, com alguns cuidados, é possível investir em imóveis de maneira segura e com tranquilidade? Preste atenção a todos os itens antes de fechar o negócio e, depois, é só comemorar!

Gostou das dicas? Então inicie a pesquisa e entenda como fazer um bom planejamento financeiro para começar a investir! 

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.