Procurar um lugar para morar de aluguel requer muito mais do que apreço ao local desejado. Para que a escolha não vire uma dor de cabeça no futuro, é preciso evitar alguns erros ao alugar um imóvel. Antes de assinar o contrato, é preciso prestar atenção a alguns detalhes para não se arrepender depois.

Pensando nisso, separamos no post de hoje os erros mais comuns ao alugar um imóvel para ajudar você na tarefa de evitá-los. Continue a leitura e confira!

1. Não ler o contrato

Esse é o erro mais grave, pois é no contrato que estão discriminados os dados necessários e todas as prerrogativas para assegurar que ambas as partes — proprietário e inquilino — se resguardem e acordem sobre o uso do imóvel. Não o ler com bastante atenção pode incorrer em prejuízos futuros.

Como evitar: atente-se a todas as cláusulas, principalmente àquelas referentes a reajustes e multas contratuais por eventualidades que possam ocorrer com o local durante sua estada.

2. Desprezar a vistoria

Na entrega do imóvel, todos os itens listados na vistoria serão inspecionados e o proprietário pode argumentar que o locatário deve arcar com custos de reparos.

Como evitar: para não ter problemas por conta de avarias que podem ser cobradas, preste atenção ao máximo a todos os itens elencados no documento de vistoria que, preferencialmente, deve incluir fotos para que fique registrada a maneira com que a moradia foi entregue a você.

A vistoria terá desde pintura até danificações decorrentes do uso antes da entrada do inquilino. O estado de conservação de móveis, assim como de portas, fechaduras, rodapés, pontos de luz e saídas de água devem estar listados.

3. Fazer reparos ou alterações por conta própria

Você sabia que até um furo na parede é considerado alteração? Imagine então fazer diversos pequenos reparos ou instalações na residência sem avisar ao proprietário? Certamente será motivo de arrependimento na entrega do imóvel.

Como evitar: qualquer reparo, por mais simples que possa parecer, deve ser notificado ao dono do imóvel para que ele possa autorizar sua execução. Caso contrário, você poderá ser cobrado por isso na entrega do local. Há consertos que são de responsabilidade do locador, mas que podem ser providenciados pelo inquilino desde que as partes estejam de acordo.

4. Não pagar o aluguel

Aqui é uma grande bola de neve, pois se você deixar de pagar o aluguel e taxas em um mês, no próximo você terá dois aluguéis, acrescido dos juros pela falta de pagamento do primeiro, ou seja, um baque no orçamento. Em casos mais extremos, a inadimplência pode resultar em ordem de despejo.

Como evitar: antes de partir para aquela casa ou apartamento que você adorou, certifique-se de que terá condições de honrar com as dívidas advindas da aquisição.

5. Desconsiderar o seguro contra incêndio

Obviamente ninguém quer ver seu lar em meio ao fogo, não é verdade? E, pior: não ter dinheiro para realizar todos os reparos depois. Mas, como imprevistos acontecem, é importante estar seguro financeiramente para eventos como esse.

Como evitar: para assegurar sua tranquilidade, caso venha a ocorrer um incêndio, é contratado o seguro contra incêndio para que o locatário fique respaldado se alguma intercorrência do tipo acontecer.

Viu como é preciso se prevenir? Com alguns cuidados, é possível evitar erros ao alugar um imóvel e viver tranquilo no lugar ideal que você escolheu!

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de várias outras informações sobre o mercado imobiliário!

Categorias: Locação

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.