Você já pensou em adotar a decoração escandinava para deixar seu lar ou escritório com a sua cara?

Misturando simplicidade, elegância, conforto e uma pitada de natureza, esse estilo ganha casas e salas corporativas em todo o mundo.

Quer saber como criar um ambiente no estilo escandinavo? Confira as nossas dicas e comece a planejar o seu hoje mesmo:

O que é e como surgiu o estilo escandinavo

Criado no norte da Europa no século passado, o estilo escandinavo combina elementos dos artesanatos e das paisagens da região, prezando pela iluminação natural dos ambientes e disposição cuidadosa dos objetos.

O minimalismo impera no estilo, que é marcado pelo branco e outras cores neutras. A decoração mistura elementos modernos, industriais e vintage. A ideia é que cada um escolha os objetos de acordo com seu próprio gosto.

Principais elementos da decoração escandinava

Apesar de refletir diretamente os gostos do dono do espaço, o estilo escandinavo possui algumas características básicas que devem ser seguidas. São elas:

Branco e outras cores neutras

Em países do norte europeu — como Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca e Finlândia —, a população convive com frio intenso e noites longas. Por isso, o branco e as cores neutras são muito valorizados na decoração, pois deixam os ambientes mais claros e iluminados.

Além das paredes, o branco é muito usado em móveis e pisos. O preto também é adotado para dar contraste nos ambientes; ele pode aparecer em almofadas, tapetes, luminárias e outros objetos.

Outras cores neutras podem ser usadas, como bege, marrom e cinza, normalmente aplicadas em móveis como mesas de centro, sofás, cadeiras, etc.

Já as cores mais vivas são usadas estrategicamente para quebrar a neutralidade e dar mais vida ao ambiente, mas sem exageros. Livros, plantas e quadros podem ser boas alternativas.

Aproximação da natureza

A valorização da natureza também está presente no estilo escandinavo, que usa detalhes em madeira e plantas para deixar os ambientes mais convidativos.

No caso dos pisos, para quem não deseja aplicar madeira na casa ou escritório, hoje temos opções mais econômicas e práticas que dão o mesmo efeito.

Móveis em madeira também podem ser dispostos para dar uma sensação de aconchego ao ambiente. Vasos de plantas e flores trazem mais vida.

Moderno, vintage e industrial

A mistura de elementos modernos com peças antigas também é comum em ambientes em estilo escandinavo. Além do contraste criado entre as peças, a disposição delas pode ser feita de forma incomum.

Por exemplo, nem todos os quadros ou espelhos precisam ser pendurados na parede: eles podem ser colocados em cima de móveis ou mesmo no chão.

O estilo industrial, marcado por paredes e tubulações aparentes, também pode ser aplicado na decoração escandinava. Vale aproveitar o que o próprio ambiente oferece, como uma parede de tijolos não pintada, por exemplo.

Limpeza em linhas e formas

Linhas são elementos muito usados na decoração escandinava, de maneira a deixá-la simples e organizada. Mesmo as formas de móveis e objetos prezam pela simplicidade.

Tendo o minimalismo como princípio, o estilo também preza pela limpeza dos ambientes. Ou seja, nada de objetos em excesso. Organização e praticidade são palavras de ordem para quem deseja adotar esse tipo de decoração.

Estilo escandinavo também vale para a vida

O desapego de coisas das quais não precisamos ou não gostamos tanto está entre os princípios da decoração escandinava. Prezando pela funcionalidade dos ambientes sem se esquecer da estética, o estilo europeu combina o minimalismo com a praticidade, sem deixar de lado natureza, conforto e tranquilidade.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Categorias: Tendências

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.