A tendência da queda das taxas de juros costuma atrair a atenção de muitos investidores para aplicações com rentabilidade fixa. Dentre variadas opções, esse cenário também favorece uma interessante alternativa: as Letras de Crédito Imobiliário — LCIs.

Então, antes de fazer o próximo investimento em renda fixa, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a LCI. Continue a leitura e confira as principais características desse título, além de todas as vantagens que ele pode oferecer a você!

O que é a LCI?

Basicamente, as LCIs são títulos de renda fixa atrelados à alienação fiduciária ou à hipoteca vinculadas a um determinado imóvel. Isso significa que o dinheiro alocado nesse tipo de investimento é usado no financiamento imobiliário.

Quais são os prazos de uma LCI?

Lembre-se que, em se tratando de títulos de renda fixa, dois tipos de prazos precisam ser considerados:

Prazo de resgate da LCI

Esse prazo está relacionado ao período de validade (citado em contrato) do título. Ao investir na LCI, você receberá de volta o valor inicial aplicado, acrescido dos juros e correções monetárias, após o vencimento dos papéis — todos esses detalhes devem constar em contrato.

Carência da LCI

Já a carência se refere ao período mínimo de aplicação sem saque. Mesmo que fossem efetuados, os saques dentro do período de carência perderiam lucratividade.

Os prazos de resgate dos títulos LCI oscilam conforme a instituição financeira envolvida na transação. Embora seja possível que você encontre papéis com vencimento previsto para daqui a 10 anos, a média fica entre 3 e 5 anos.

Além disso, de acordo com definição do Conselho Monetário Nacional, os títulos de LCI possuem uma carência mínima de 90 dias.

Quais tributos incidem sobre a LCI?

Uma das maiores vantagens dos títulos LCI são as isenções perante o IOF e o IRPF. No caso do imposto de renda para pessoa jurídica, a tributação existe. Contudo, ela é feita segundo a tabela regressiva para papéis de renda fixa.

No entanto, perceba que o fato da LCI estar isenta do IRPF não significa que você não deva declará-la. Fique atento!

Quais são as vantagens de investir em Letras de Crédito Imobiliário?

Há três principais vantagens de se investir em títulos de LCI:

Alta rentabilidade

Além de uma excelente maneira de diversificar a carteira de investimentos, as Letras de Crédito Imobiliário são bem rentáveis. Porém, para isso você deve negociar os papéis com os bancos de médio porte, pois as instituições financeiras mais populares oferecem uma taxa de retorno inferior.

Baixo risco de investimento

Por outro lado, quanto maior a reputação da instituição financeira, menores são as chances de falência. Logo, a segurança do seu investimento cresce quando ele está alocado em um banco de grande porte.

Se todo investimento oferece algum risco, fato é que os títulos LCI possuem um risco de perda baixíssimo. Isso se deve à garantia fornecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Assim, mesmo que o banco onde você investiu suas economias vá à bancarrota, o FGC devolve até R$ 250 mil — por cada número de CPF.

Flexibilidade de investimento

Por fim, você ainda tem a possibilidade de investir em títulos LCI de renda fixa pré ou pós-fixada simultaneamente. Essa é uma prova da flexibilidade desse tipo de investimento.

Como você pode perceber, investir em Letras de Crédito Imobiliário é uma alternativa repleta de vantagens!

Agora que você já sabe o que os títulos LCI podem fazer por você, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em orientá-lo!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.