Em tempos de instabilidade econômica e diversas incertezas sobre as regras da Previdência Social, muitos trabalhadores voltaram suas atenções para a educação financeira. Afinal, é preciso começar a planejar a aposentadoria, independentemente de suas idades.

Nesse cenário, é importante ter em mente que conseguir investir para garantir uma boa renda no futuro é um feito possível para qualquer cidadão, seja lá qual for a sua condição financeira. Quanto antes começar, mais cedo essa pessoa alcançará os resultados desejados.

Neste post, você vai entender melhor como priorizar os investimentos para aposentadoria e garantir uma renda estável para seu futuro. Acompanhe!

Não conte apenas com a Previdência Privada

Apesar de seus benefícios fiscais, a Previdência Privada também é bastante tributada no Brasil, assim como a grande maioria dos investimentos financeiros. Quanto mais tempo o dinheiro passa aplicado, menor é a alíquota cobrada no Imposto de Renda.

Já que o ideal ao priorizar investimentos para aposentadoria é começar a poupar o mais cedo possível, esse recurso deve ser muito bem avaliado por pessoas mais velhas que desejam utilizá-lo, pois o esforço para depositar uma boa quantia mensal pode ser muito grande.

Seguindo a orientação de que se deve distribuir os ovos em vários cestos, é necessário encontrar alternativas de investimentos. Assim, você não limita as suas possibilidades de lucros, ao mesmo tempo em que minimiza as perdas.

Compare suas opções

A poupança bancária pode ser uma opção de rentabilidade razoável a longo prazo. No entanto, possui menor rendimento se comparada ao tesouro direto, que é um investimento com garantias públicas.

Sendo assim, o tesouro é uma opção mais segura, pois o governo conta com a possibilidade de aplicação de impostos para cobrir despesas, enquanto a poupança tem um limite de recuperação de depósitos em caso de quebra do banco (mesmo que este seja público).

A desvantagem do tesouro direto é que ele também apresenta incidência do Imposto de Renda de acordo com o prazo da aplicação (assim como a previdência privada), mas com a observação de que, se o dinheiro for investido por um prazo inferior a 30 dias, haverá também a cobrança de mais um imposto: o IOF.

Nesse cenário, um dos investimentos para aposentadoria mais vantajosos pode estar na valorização e boa rentabilidade do mercado imobiliário. Afinal, investir em imóveis ou terrenos geralmente é uma opção segura de garantir uma boa renda extra mensalmente, seja com vendas ou aluguel.

Isso porque a demanda por imóveis sempre existe, seja em tempos de crise ou estabilidade econômica. Além disso, esse tipo de investimento não sofre com a inflação (já que as todos os valores de transações no mercado imobiliário são constantemente atualizados pelo INCC), quebra de bancos e congelamentos promovidos pelo governo, pois está diretamente relacionado às posses do investidor.

Foque na ação

Em momentos de crise, a hora de procurar por alternativas de investimentos que sejam adequadas para as suas economias e necessidades é agora. Se for preciso, não hesite em pedir ajuda para um consultor financeiro ou especialista da área.

Os rendimentos vão aparecer com o tempo, mas é importante que você garanta, pelo menos, um pequeno retorno por mês. Lembre-se de que dinheiro parado e prejuízo são praticamente sinônimos.

O ideal é separar pelo menos 20% do seu salário para investir, seja em reservas de dinheiro ou em patrimônios, como a compra de imóveis. Para se ter uma noção, com depósitos de R$ 200 ao mês e uma rentabilidade de 1%, por exemplo, é possível acumular cerca de R$ 379.714,80 em 25 anos.

Agora que você já sabe qual é a importância dos investimentos para aposentadoria livre de preocupações, o importante é não deixar a insegurança te impedir de agir. Para isso, procure se manter sempre informado sobre o universo financeiro com o intuito de ganhar mais clareza na tomada de suas decisões.

Gostou do post? Então não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos e parentes também aprendam a se planejar melhor para o futuro.

 
Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.