Fundo imobiliário: 5 dicas para investir com sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos

Você está pensando em investir o seu dinheiro e não sabe por onde começar? O mercado de investimentos oferece vasto leque de possibilidades para aplicações, mas é importante ter cautela e escolher o caminho mais seguro para garantir um bom rendimento.

Nos últimos tempos, o fundo imobiliário vem sendo bem procurado e é ideal para quem pretende lucrar com imóveis, mas sem precisar adquirir um. Em geral, essa modalidade consiste na aquisição de algumas cotas de estabelecimentos comerciais ou não.

Neste post, separamos todos os dados para você se informar e descobrir como aplicar o seu dinheiro com sucesso. Confira a seguir:

1. Entenda o que é fundo imobiliário

Antes de se preparar para investir, que tal conhecer bem o fundo de investimento imobiliário? Logo após a caderneta de poupança, é uma das modalidades mais procuradas pelos brasileiros. Essa alternativa é composta por condomínios de investidores que são dirigidos por instituições financeiras.

As cotas são acessíveis a qualquer tipo de investidor que tenha como objetivo destinar o seu capital à construção ou desenvolvimento de projetos imobiliários, propriedades já concluídas ou fundos já formados. No entanto, e mesmo sendo o titular, você não terá nenhum direito ou obrigação sobre os patrimônios do fundo.

Os recursos dos investidores são aplicados em diferentes empreendimentos imobiliários, como é o caso de prédios comerciais e shopping centers.

2. Descubra o melhor momento para investir

Está interessado? O próximo passo é saber qual a melhor hora de apostar os seus recursos. A primeira dica de ouro é adquirir cotas por um ótimo custo-benefício. Ou seja: pesquisar, encontrar e escolher imóveis que apresentem bom potencial de recuperação.

Outra opção é acompanhar e analisar as oscilações de juros no mercado financeiro. Durante a época de alta, o ideal é aplicar os recursos nos chamados fundos de renda fixa. Já nos períodos de baixa, é possível ousar um pouco mais e investir em renda variável.

3. Conheça o valor do imóvel

Agora que você já sabe qual o melhor momento para investir no fundo imobiliário, é a hora de conhecer o valor do imóvel. Quando investimos em ações, é comum que o dinheiro tenha lucros após um período. Por isso, nada melhor do que conhecer a fundo as alterações do mercado.

Aqui, é possível realizar uma pesquisa sobre o histórico do empreendimento antes de apostar o seu capital, fazendo uma busca inicial no portal da BM&FBovespa e checando os dados disponíveis.

Para uma pesquisa mais completa, procure também informações sobre os ganhos do fundo imobiliário. Pensando em todos os detalhes, você garante mais chances de sucesso!

4. Saiba qual tipo de imóvel escolher

A carta de opções é variada e você pode escolher entre diferentes imóveis. Seja um empreendimento já concluído, seja um projeto ainda na planta ou terrenos vazios. Para escolher bem, o fundo deve estar alinhado com o seu objetivo. Considere questões como a região do imóvel e o formato de lucro que deseja ter no futuro.

Você quer alcançar uma renda regular? Então, tenha certeza de que o fundo faz investimentos em imóveis para alugar. Caso contrário, prefira opções que lucram com a valorização das construções.

Antes de aplicar os seus recursos em um imóvel usado, é importante analisar bem para fazer a escolha correta.

5. Considere todos os custos

Por último, você deverá calcular todos os custos do seu investimento. Cheque cada um deles e planeje o seu capital antes de qualquer atividade. Tenha em mente alguns gastos relacionados às taxas de administração ou de corretagem, por exemplo. Isso ocorrerá se você deseja terceirizar alguns trabalhos.

Lembre-se também do imposto de renda (IR)! A vantagem de optar por essa modalidade é que o lucro dos rendimentos mensais não altera o IR.

De qualquer modo, essa é uma taxa importante e não deve ser esquecida, já que você deverá pagar uma alíquota, caso o preço da venda da cota seja maior que o seu valor inicial. O imposto para essa situação é de 20% sobre o lucro.

As nossas dicas sobre como investir no fundo imobiliário com segurança foram úteis para você? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado de imóveis!

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Sobre Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *