Comprar um imóvel pode ser o grande investimento da sua vida. E se essa aquisição envolve um financiamento, a atenção deve ser redobrada. No entanto a Perez Imóveis trabalha para que você tenha uma excelente assessoria neste processo. Apesar de ser uma forma de tornar o sonho da casa própria acessível, é preciso ficar atento para uma série de fatores antes da assinatura do contrato, que vão desde a análise minuciosa de todos os documentos até a vistoria final do imóvel.

Quer saber mais? Continue a sua leitura para descobrir todos os cuidados a serem tomados antes de começar qualquer financiamento de imóveis.

Requisitos para pré-aprovação

Com base na sua proposta de compra, seu banco fará uma análise da sua capacidade de pagamento para garantir que você terá condições de arcar com o financiamento que deseja. Nessa fase, é preciso ficar atento para cumprir todos os requisitos solicitados pela instituição.

Você terá de apresentar documentos que comprovem as informações presentes na proposta, como extrato bancário, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho, etc.

Por isso, procure saber antecipadamente qual é a papelada exigida e lembre-se que quanto maior a demora para a sua entrega, mais altas são as chances de perder o imóvel que deseja para algum concorrente.

Somente depois do crédito pré-aprovado é que você terá certeza de que o dinheiro estará disponível para quando precisar e quanto poderá gastar com a sua compra. Fique atento também às mudanças do mercado, que podem afetar as condições do financiamento de imóveis.

Avaliação de juros

Os juros são definidos no ato da contratação do financiamento, e podem ser fixos ou ter um índice de correção. Essas taxas e condições variam entre os bancos, assim como o percentual do valor que será financiado.

Como em geral se tratam de valores altos, é preciso pesquisar, negociar e refletir bastante para não acabar comprometendo o seu orçamento futuro.

Condições de amortização

Ao conseguir uma renda extra, é recomendado que se faça a amortização do seu financiamento, ou seja, que se realize um pagamento adiantado, no intuito de reduzir os juros ou saldo devedor.

O mercado imobiliário trabalha com basicamente dois sistemas de amortização: o primeiro é o SAC (sistema de amortização), no qual o valor da prestação será maior e, consequentemente, o saldo devedor diminui. Bom para quem quer quitar o imóvel rapidamente.

A outra opção é a Tabela PRICE, na qual a prestação será menor e o prazo é mantido. Uma boa escolha para quem precisa reduzir as contas e dividendos com urgência.

Uso do FGTS

Quem tem carteira assinada pode, a cada dois anos, usar os recursos do FGTS para fazer a amortização do financiamento de imóveis. Além de ser um direito seu, essa opção pode ser uma boa ideia, tendo em vista que esse dinheiro não gera muitos rendimentos.

Porém, é importante lembrar que o saque do FGTS também é uma garantia a mais em caso de demissão, por isso é preciso refletir se vale a pena abrir mão dessa segurança em troca da redução de uma dívida.

Envolver-se em um compromisso financeiro complexo como o financiamento de imóveis requer atenção, mas tomando os devidos cuidados, essa pode ser a opção certa para conseguir sua casa própria.

A recomendação de muitos advogados especialistas é fazer uma poupança e usar o dinheiro para que as parcelas sejam menores, contemplando no máximo, 20% da sua renda mensal.

Agora que você já sabe mais sobre o financiamento, conte para gente se ele é ou não a melhor escolha para você e deixe a sua opinião nos comentários!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.