Quem está interessado em vender um imóvel busca, preferencialmente, duas características na negociação: agilidade, para fechar o negócio o mais rápido possível, e valorização, para garantir o melhor preço. Pensando de forma lógica, quanto mais imobiliárias estiverem negociando seu imóvel, mais fácil atingir estes resultados, certo?

Nem sempre. Em muitos casos garantir a exclusividade de venda a um único corretor de imóveis pode ser a chave para atingir um melhor retorno ao seu investimento. Neste post vamos lhe explicar o porquê. Confira!

O que é a exclusividade

Conceder a uma imobiliária a exclusividade de venda de seu imóvel significa que você está concentrando a atenção de toda uma estrutura de intermediação no seu negócio. O corretor, sabendo que somente ele oferece aquela unidade, dedica-se com especial afinco a todos os aspectos que envolvem a intermediação do imóvel.

Quando várias imobiliárias anunciam o mesmo imóvel, raramente os corretores dão maior atenção a um deles especificamente. Ou seja: a ideia de que quanto mais imobiliárias anunciarem maior será a chance de venda, na prática, não se confirma. Assim, a exclusividade garante diversos benefícios para quem vende:

1. Venda mais rápida

De acordo com um levantamento realizado pelo CRECI de Minas Gerais, 89% dos imóveis comercializados de forma mais rápida foram negociados com exclusividade por um único corretor ou imobiliária.

Com um imóvel exclusivo em mãos, o corretor tem especial interesse em investir na sua divulgação e no retorno rápido e de qualidade aos interessados, sem o risco do imóvel ser negociado por outra imobiliária durante o processo. Essa dedicação garante a agilidade desejada pelo vendedor.

2. Imóvel mais valorizado

Quando anuncia seu imóvel em diversas imobiliárias o vendedor pode passar a ideia de que está desesperado para fechar logo o negócio. Assim, o interessado acredita que é possível reduzir ao máximo sua oferta, desvalorizando o imóvel.

3. Melhor controle sobre as negociações

Anunciado em diversas imobiliárias, seu imóvel estará sujeito à intermediação de diversos corretores, com diferentes métodos de trabalho. Isso pode acarretar um número elevado de visitas de interessados, por exemplo, em muitos casos, sem objetividade.

Além dos riscos que isso pode acarretar, no caso do vendedor ainda residir no imóvel pode ser um grande incômodo.

4. Segurança jurídica

A exclusividade de venda previne contra alguns problemas legais que podem ocorrer quando o imóvel é anunciado em várias imobiliárias. Um dos mais comuns ocorre quando o interessado inicia a negociação por meio de uma imobiliária, mas fecha o negócio com outra.

Nesse caso, há, pelo menos, duas imobiliárias e dois corretores reivindicando direito a comissões. Ou seja, pode ser dor de cabeça para o vendedor.

Estas são algumas das vantagens de conceder exclusividade de venda de um imóvel para uma única imobiliária. Você sabe de outros benefícios desta modalidade de negociação? Tem mais alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui no post!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.