Se, por um lado, o investimento no mercado imobiliário é visto como sólido, de baixo risco e com rentabilidade garantida, por outro lado, muitos temem precisar do dinheiro inesperadamente e, nesse momento, ter dificuldades em vender o imóvel. O problema, segundo esses investidores, seria a suposta falta de liquidez do investimento em imóveis.

Mas por que o dito problema é, na verdade, um mito? Tire suas dúvidas sobre essa questão e tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é a liquidez?

A liquidez de um investimento é o conceito econômico que se refere à facilidade e rapidez com que se pode convertê-lo em dinheiro no mercado de bens e ativos. Quanto mais simples for de transformar um investimento em dinheiro, mais líquido ele é.

Como funciona a liquidez do investimento em imóveis?

Fala-se com muita frequência que a liquidez de investimentos em imóveis é baixa, porque um vendedor pode levar meses até encontrar um comprador disposto a pagar pelo bem daquele valor que está sendo pedido. É verdade, isso pode mesmo acontecer.

No entanto, há uma série de aspectos a considerar na hora de analisar essa situação e que provocam justamente essa dificuldade de liquidez no investimento em imóveis. Acompanhe com a gente:

Valorização mal calculada

Imóveis são investimentos muito seguros e de rentabilidade garantida, já que tendem a se valorizar com o passar do tempo. Por isso, é natural que o vendedor espere lucrar com o investimento, tanto no momento da revenda quanto ao longo da posse, gozando da vantagem de ter uma fonte fixa de renda mensal por meio da locação, por exemplo.

A expectativa do quanto se pode ganhar com o aluguel, ou da valorização da área trazida por melhorias públicas (como a chegada de novos equipamentos urbanos ao bairro), podem fazer com que o vendedor superestime o preço daquele bem. Assim, ele irá calcular uma sobrevalorização que o mercado não está disposto a pagar no momento.

Nesses casos, é possível que a venda do investimento demore. Mas caso o vendedor esteja disposto a baixar o preço para um preço de mercado, ele rapidamente obterá liquidez do investimento no imóvel.

Valor sentimental não conta para o mercado

Com frequência, recaem sobre os imóveis o chamado valor sentimental, aquela ligação afetiva de quem passou a infância no local, de quem tem lembranças de entes queridos ali. Na hora de vender, no entanto, isso não pode ser levado em conta. Se não, há o risco de se calcular mal o valor do bem e perder boas oportunidades de negócio por isso.

Compensação de perdas financeiras

Como você pode notar, a liquidez dos investimentos em imóveis depende essencialmente do vendedor e, eventualmente, investidores erram na hora de fechar um negócio. Por paixão pelo imóvel, ansiedade ou medo de perder dinheiro, erram na avaliação e pagam mais caro do que gostariam na casa.

Na hora de revender, a tentativa de compensar a perda pode dificultar a transação comercial. Se a necessidade de levantar o dinheiro é urgente, basta baixar um pouco o valor pedido e a tendência é que se obtenha o recurso em um período curto de tempo.

Portanto, dada essa característica, não é aconselhável ao investidor colocar em imóveis recursos dos quais precisará no curtíssimo prazo, como para pagar as contas do próximo mês. Mas para médio e longo prazo, é difícil encontrar opções mais seguras e rentáveis para investir do que os imóveis.

Quer saber exatamente como pavimentar uma vida financeira estável para poder investir em imóveis? Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre organização de contas e aproveite estas dicas!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.