Quem deseja comprar um imóvel financiado tem a opção de usar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar no pagamento ao banco.

O FGTS corresponde a 8% do salário e, além de ser um direito, o dinheiro acumulado no Fundo não tem grandes retornos como investimento. Por isso é uma opção vantajosa para quem deseja comprar uma casa ou apartamento.

Sendo assim, criamos este post para te ajudar a entender como usar o FGTS para comprar o seu imóvel. Confira!

Quando posso utilizar meu FGTS?

Apesar de ser um direito do trabalhador, existem algumas regras para que se possa usar o FGTS para comprar um imóvel.

Carteira assinada

É necessário ter pelo menos três anos de trabalho registrados na carteira de trabalho, que não precisam ser consecutivos.

Financiamento

Quem deseja financiar um imóvel não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no âmbito nacional.

Propriedade na mesma cidade

Pelas regras, é proibido financiar um imóvel se a pessoa já possui uma propriedade na mesma cidade. Porém, é possível financiar em outro município.

Viver na cidade do imóvel

Quem quer usar o FGTS para comprar um imóvel deve trabalhar ou morar no município onde deseja realizar a compra.

Posso usar o FGTS para comprar qualquer imóvel?

Não. Só é possível comprar imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que determina um valor limite do imóvel periodicamente e limita a taxa de juros a 12% ao ano.

Outro ponto importante é que o imóvel escolhido deve estar localizado em área urbana e deve ser destinado para fins residenciais. Além disso, nos três anos anteriores, o imóvel desejado não pode ter sido parte de transações que usaram o FGTS.

Qual instituição financeira devo procurar?

Muitos bancos, consórcios e companhias de crédito imobiliário, como a Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), operam com o FGTS.

Busque saber se a instituição da sua preferência trabalha com o Fundo, pois é ela que vai acionar a Caixa Econômica Federal e sacar o valor do seu FGTS para o pagamento. Ou seja, o comprador não lida com esse dinheiro diretamente. Em média, o valor do seu FGTS, depois de ter toda a documentação entregue e conferida, vai demorar cinco dias para ser liberado. Em caso de financiamento bancário, o prazo é maior, sendo liberado junto com o recurso do financiamento bancário.

Quais documentos preciso para sacar o FGTS?

É importante consultar a instituição financeira sobre os documentos exigidos mas, em geral, o comprador vai precisar de:

  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência (conta de água ou luz)
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Certidão de matrícula e cópia do IPTU que comprove que o imóvel está em situação regular e pode ser adquirido com o FGTS
  • Extrato do FGTS atualizado de todas as contas vinculadas.

Posso retirar apenas parte do meu FGTS?

Se desejar, o comprador pode sacar apenas parte do valor do seu Fundo de Garantia. Da mesma forma, o valor pode ser usado integralmente e, se o comprador continua trabalhando, pode usar as parcelas que são depositadas mensalmente pela empresa para ajudar no pagamento das prestações do financiamento.

Além disso, se a compra for feita por um casal, por exemplo, e os dois possuem saldo do FGTS, os dois valores podem ser retirados para o financiamento.

Ficou com alguma dúvida sobre como usar o FGTS para comprar um imóvel? Deixe um comentário!

Categorias: Vendas

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.