Ao alugar uma casa, devemos seguir alguns procedimentos, com a finalidade de prevenir futuras dores de cabeça. São ações que demandam tempo e empenho, mas que, quando bem feitas, retornam em bem-estar e satisfação para os moradores.

Leia, a seguir, o que deve ser feito para concretizar uma locação bem-sucedida e de forma segura!

Vistoria da casa

Antes de fechar contrato e pegar as chaves do seu novo imóvel, é indispensável realizar uma vistoria detalhada. Ela deve incluir checar a pintura, o funcionamento e o estado de conservação de portas e janelas, da parte hidráulica e da parte elétrica também.

Se tudo estiver de acordo com o combinado — e com o termo de vistoria —, deve-se assinar o registro que comprova as condições nas quais o imóvel foi alugado — e que precisarão ser mantidas até a data da sua devolução ao proprietário.

Garantia locatícia

Entre as garantias locatícias pedidas pelos donos de imóveis estão a fiança, o depósito caução e o seguro fiança.

Para o fiador

É exigido que o fiador tenha um imóvel no seu nome na mesma cidade em que se pretende alugar a residência. Além disso, é preciso que ele comprove renda 3 a 4 vezes superior ao valor da locação.

Para o seguro-fiança

Ele é feito por uma empresa de seguros e gera custos que variam de acordo com a companhia seguradora escolhida e as coberturas contratadas.

Para o depósito caução

Essa modalidade de garantia exige, geralmente, o valor de 3 aluguéis — que são depositados em uma conta conjunta. Com tudo correndo bem, o valor é devolvido ao locatário no final do período da locação (corrigido).

Contrato com validade legal

Um contrato com valor legal é essencial para que locatário e o locador tenham seus direitos garantidos. Ele deve ser assinado por ambas as partes envolvidas na locação, duas testemunhas, e para evitar contestações e fraudes, registrado em cartório.

São itens essenciais em um contrato:

  • Qualificação das partes

  • Descrição completa do imóvel

  • Valor do aluguel, IPTU e outras taxas de responsabilidade do locatário

  • Tipo de garantia locatícia oferecida

  • Dia em que o aluguel deve ser pago e as multas e correções por atraso

Pode-se incluir no contrato cláusulas específicas sobre o estado de conservação do imóvel — elas são muito úteis para evitar problemas futuros. Também é possível referir em contrato às possibilidades de reformas e adequações do imóvel, bem como as condições para que elas ocorram.

Locação sem complicação

Para descomplicar de vez o processo de locação e aumentar as garantias de permanecer até o término do período locatício em total harmonia, o recomendado é utilizar os serviços de uma imobiliária.

Alugar uma casa com o acompanhamento de uma empresa séria — e que se disponha a apoiar todas as etapas do processo de locação — é valer-se de uma forte aliada na eliminação de possíveis dificuldades e insatisfações na vigência de uma locação.

Em todo relacionamento há direitos a exigir e obrigações a cumprir. Então, ao alugar uma casa, o melhor a fazer é cercar-se de garantias e não perder de vista o cumprimento dos deveres próprios dos locatários — como promover a conservação do imóvel e fazer todos os pagamentos em dia. Assim, você não só vai evitar transtornos como vai desfrutar tranquilamente do seu novo lar.

Para saber mais sobre locação e conhecer os melhores imóveis da região, entre em contato conosco!

Categorias: Locação

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.