O investimento em imóveis é uma modalidade segura, tanto que atrai vários perfis de investidores. Existem muitas formas de aplicar o dinheiro no mercado imobiliário, e uma delas é a Cédula de Crédito Imobiliário (CCI).

Então, se você está interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue esta leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a CCI?

A CCI é um título emitido que representa o crédito imobiliário. Ele pode ser fracionado, quando se refere a uma parte da propriedade, ou integral.

Nesse tipo de investimento, um devedor se compromete a pagar a dívida relacionada ao imóvel a um credor (o dono do imóvel). A cédula permite que esses créditos sejam negociados e parcelados, com ou sem garantia.

Em resumo, esse é um recurso que ajuda a transferência e a negociação do crédito imobiliário, transformando um negócio particular em um título negociável. É importante ressaltar, contudo, que a cédula de crédito imobiliário não é uma promessa de pagamento.

Trata-se de um investimento remunerado, que possibilita que uma pessoa viva de renda no médio ou longo prazo, com taxas de juros pré ou pós-fixadas, dependendo do índice escolhido na hora da emissão.

Quem pode emitir a CCI?

A emissão da CCI deve ser feita pelo credor do crédito imobiliário. Nesse caso, os credores podem ser instituições bancárias, financeiras, securitizadoras de créditos imobiliários e qualquer outro credor hipotecário referente a venda, compra ou locação de imóveis.

Que dados devem conter na CCI?

  • nome, qualificação e endereço do credor e do devedor;
  • identificação completa do imóvel, com número de matrícula no Registro de Imóveis;
  • modalidade de garantia, se aplicável;
  • número e série da CCI;
  • valor referente ao crédito da CCI e indicação sobre ser fracionada ou integral;
  • datas de prazo e vencimento da CCI;
  • valor da prestação total, bem como das parcelas de amortização;
  • taxas e encargos contratuais de responsabilidade do devedor;
  • índice de reajuste;
  • autenticação pelo Oficial do Registro de Imóveis.

Quais são as vantagens de investir em CCI?

  • a cédula de crédito imobiliário torna a negociação dos créditos mais rápida e independe da autorização do devedor;
  • a remuneração acontece por meio de taxa fixada antes ou após a negociação;
  • o investidor tem acesso aos valores do crédito imobiliário antes do prazo de recebimento;
  • a taxa de juros da CCI acompanha o mesmo índice dos valores recebíveis, o que oferece segurança ao investidor perante as oscilações do mercado;
  • o valor de investimento é menor se comparado a outras modalidades.

Enfim, a aplicação em CCI é bem vantajosa, especialmente para pessoas físicas, e pode ser um bom começo no caminho do investimento imobiliário.

É importante ressaltar, entretanto, que esse pode ser um processo complexo e burocrático para quem ainda não está familiarizado com os assuntos do mercado imobiliário. Por conta disso, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada, capaz de dar segurança e todo o respaldo aos investidores interessados em CCI.

A Perez Inteligência Imobiliária conta com profissionais experientes e capazes de ajudar os investidores a entender um pouco sobre a cédula de crédito imobiliário e outros tipos de investimento. Então, quer saber mais? Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!

Categorias: Investimentos

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.