É com grande orgulho que inauguramos uma série de posts escritos por nossos parceiros, profissionais de renome no mercado e que nos ajudam a levar à você um conteúdo exclusivo e de qualidade!

Nosso convidado desta semana é o arquiteto Gustavo Shiota, da Shiota Arquitetura. Conheça seu trabalho em www.shiota.arq.br

Vamos ao post? :0)

Muito tem se falado, hoje em dia, a respeito das vantagens em contratar um arquiteto para otimizar as suas reformas, projetos decorativos ou construções. Entretanto, você sabe quais são essas qualidades que têm popularizado tanto os arquitetos?

Para facilitar a sua busca, nós reunimos, no post de hoje, 3 dicas para contratar um arquiteto! Dessa maneira, não vão faltar argumentos para convencer você a optar por esse convencional auxílio profissional.

Confira, e descubra como a arquitetura pode ser o diferencial da sua obra, e como colocar no papel o quanto esse tipo de investimento vale a pena!

1. Tenha em mente o que você precisa

Abordar um arquiteto com mais dúvidas do que certezas pode tornar a parceria menos facilitada. Por isso, convém responder a algumas perguntas, primeiro, como:

  • O que pretendo fazer com a casa?
  • Qual é o orçamento disponível?
  • Quais serão as dificuldades relativas à condução da obra?
  • Quais são as minhas expectativas?

Assim, com um simples esboço de suas ideias, é possível orientar o arquiteto com eficiência, tornando o projeto dinâmico e relacionado às suas exigências.

2. Não se contente com a primeira opção

Ciente do que você gostaria para construir ou reformar a sua residência, é hora de contratar um arquiteto — mas nunca se deixe levar pela primeira opção.

Para que você analise a melhor alternativa, reúna-se com, pelo menos, 3 profissionais. Afinal de contas, trata-se de uma oportunidade para conhecer as possibilidades para o lar e, ainda, colocar na balança a opção com o melhor custo/benefício.

Além disso, a internet deixou o portfólio dos arquitetos à sua disposição com mais facilidade. Assim, você também pode identificar, a partir dos últimos projetos realizados, qual é o profissional que mais tem a ver com o seu estilo.

3. Aprenda a reduzir os erros e os custos

Erros de cálculo, durante a reforma ou construção, são comuns quando não possuímos o conhecimento necessário, não é mesmo?

Por isso, ao contratar um arquiteto você minimiza equívocos, como a quantidade de material a ser adquirida, além de ser um diferencial para representar os seus interesses, seja na contratação de serviços complementares (como marcenaria), no cumprimento do cronograma ou para debater com os executores as melhores soluções para o projeto.

Mas, quanto custa contratar um arquiteto?

Agora que deu para ter uma ideia do auxílio que um arquiteto pode trazer à sua obra, vamos entender como funciona a contratação desse tipo de investimento.

A princípio, não existe um valor fixo, já que o orçamento é calculado a partir dos detalhes que cada obra exige. Mas, para o consumidor que não tem ideia de quanto o mercado está cobrando, vale consultar as tabelas de honorários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Assim, você ganha um poder de barganha maior.

Só um aviso: para consultar as tabelas é necessário criar um login no sistema.

Mas, vale se apegar à regra geral: contratar um arquiteto é um investimento dividido em um valor fixo e uma porcentagem (de 5 a 12%, em média) do valor total gasto na obra.

Dessa maneira, você tem uma noção aproximada de quanto custará contratar um arquiteto para deixar o imóvel com o seu estilo e valorizar o empreendimento.

E então, ficou com alguma dúvida sobre por que contratar um arquiteto? Compartilhe conosco as suas opiniões no campo de comentários deste post!

Categorias: Tendências

Perez Imóveis

Ser referência no mercado imobiliário no estado de Mato Grosso do Sul é nosso objetivo. Sempre na vanguarda, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência em comprar ou vender seus imóveis. Mas se você quiser empreender, também estamos prontos para te atender. Selecionamos terreno, método construtivo e projetos para que você tenha retorno sobre investimento.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.